segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Movimentação do Mercado de Trabalho

A Primeira Revolução Industrial trouxe consigo um grande avanço tecnológico. Foi nesse período que começaram a usar as máquinas para fazer – e então suplantar – o trabalho do homem. Essa substituição do trabalho humano pelo dessas tais máquinas é chamado de automação.
É interessante, pois cada vez mais que os os robôs entram nas fábricas e os operários perdem seus empregos, outras profissões e novos trabalhos são gerados para a produção e manutenção desses seres de inteligência artificial. De qualquer maneira, o empregado agora tem que estar sempre envolvido e se aperfeiçoando para conseguir sobreviver ao cada vez mais competitivo mercado de trabalho. E é nesse mercado de profissionais que muitos acabam se “ desvirtuando” ou desistindo de suas ideias inicias de ser um engenheiro, por exemplo, e acabam trabalhando em outro ramo ou fazendo algo diferente. Isso também tem um nome, que é o desvio de função.
Agora, com o desvio de função, aquela pessoa que conseguiu se manter engenheira, usando novamente o exemplo, passa a ser extremamente requisitada e procurada já que não encontram mais alguém assim no mercado constantemente. A automação também colabora com a movimentação do mercado de trabalho, que é bom estar sempre atento, pois não vai parar de se movimentar tão cedo.

Nenhum comentário: