sábado, 28 de novembro de 2009

Levar material!

Atenção: prezados educandos, para a aula do dia 30 de nov., próxima segunda-feira, é necessário que vocês, todos, tenham o Livro Didático em mãos. Levar, também o Caderno.


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Resumo dos textos

Mercado sente falta do tradicional

É cada vez mais difícil encontrarmos profissionais ''convencionais'', que possuam habilidade técnica e disposição para o trabalho. Tem sido cada vez mais fácil encontrar pessoas querendo trabalhar em áreas de administração, devido ao maior salário inicial.
Isso provocará falta de mão-de-obra preparada e com experiência devido a essa troca de funções. Cresceu o número de interessados na engenharia de produção, contabilidade, comércio e gerência.
O engenheiro mais valorizado é o que tem uma visão generalista e competência técnica. Além de trabalhar com a produção, o profissional deve ter uma noção de marketing.

Reciclar sempre

Cada vez mais temos máquinas e robôs fazendo o trabalho das pessoas, o que gera um alto número de desemprego. Em 1996, estimava-se que 4 milhões de empregos seriam perdidos ao longo do tempo.
O que ocorreu foi que foram criados mais de 4 milhões de empregos, expandindo a economia. Isso ocorre devido ao surgimento de muitas novas profissões e cargos a serem desempenhados devido ao grande aumento da tecnologia.
As empresas não podem garantir o emprego, então devem aperfeicionar os funcionários, aumentando seus conhecimentos. Da parte do empregado, deve existir uma abertura para o aprendizado.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mercado sente falta do tradicional


Universidades, instituições de classe e empresas dizem que os engenheiros que conseguirem resistir à tentação de migrar para o mercado financeiro, o sistema bancário ou a área de marketing e vendas serão reconpensados. O profissional que possuisse habilidades técnica e disposição para encarar situações mais adversas do que escritórios com ar-condicionado estaria se tornando artigo de luxo. A mudança de perfil ja produziu efeitos na escolha da carreira, cresceu o número de interessados em engenharia de produção, uso de materiais e automação industrial. Mesmo quem atua mais diretamente na linha de produção não pode esquecer de prestar atenção no cliente. O engenheiro valorizado pelo mercado é o profissional que possui, ao mesmo tempo, visão generalista e competênciab técnica.


Reciclar sempre


As tecnologias sempre provocaram mudanças no campo do emprego, elas provam um grande mudança nas empresas que são levadas a demitir, admitir, treinar e reciclar seus trabalhadores. Certas profissões são mais atingidas do que outras. Em 1996 havia cerca de um milhão de rôbos em operação no mundo todo. A expansão de econômica trazida pelo robôs ao longo do período de 96-98 permitiu a criação de quatro milhões de novos empregos ligados a construção e manutensão de robôs. Se de um lado, as empresas não conseguem garantir o emprego, podem, de outro aperfeiçoar seus funcionários, aumentando seus conhecimentos. Os nortes americanos estão mais expostos a competição e aos efeitos da tecnologia e da automação.

Mercado Sente Falta do Tradicional e Reciclar Sempre

Nosso mundo já sofreu muito com todas as Revoluções Industriais que ocorreram até agora. Na primeira revolução industrial que foi tomada pelo avanço das máquinas, deixando assim muita gente sem emprego e na miséria, teve muitas brigas em torno dela, mas agora com os robôs parece que está sendo diferente. O pensamento que tínhamos de que os robôs tomariam os empregos das pessoas por totalmente, não é mais assim, está sendo formados muitos empregos, para humanos, ligados a construção e manutenção dos robôs.

Para os humanos, não há mais só o medo de ser trocado pelas máquinas, mas sim o de ser trocado outra pessoa também. O mercado de trabalho não está aceitando mais as pessoas que tenham apenas o ensino médio completo com faculdade, eles querem mais, querem pós-graduação, mestrado, doutorado e mais especialização em outras áreas como a da informática e do inglês.

Cada vez mais está ficando restrito o emprego, só os bons e com uma pilha de diplomas conseguem “vencer na vida”. As empresas em si, estão criando cursos de aperfeiçoamento para seus funcionários, tentando assim, deixá-los mais inteligentes no assunto que trabalham. Isso por um lado é bom, que deixa a pessoa que já tem o seu emprego mais aperfeiçoada, mas a que não tem ainda e está á procura, terá muito mais trabalho de conseguir chegar ao nível da outra pessoa.

-> Reciclar sempre

Com a chegada das novas tecnologias, as empresas são sempre levadas a demitir ou reciclar seus trabalhadores, provocando uma revolução.
Em 1996, argumentava-se a idéia de que os robôs acabariam com quatro milhões de empregos. O que aconteceu foi o contrário, já que com a construção e manutenção dos robôs foram admitidas quatro milhões de pessoas do ano de 1996 a 1998.
Mas a rotação de funcionários ainda é uma realidade. Para reduzir o trauma ocorrido pelo desemprego, a empresa deve transformar-se numa escola, centro de treinamento, aperfeiçoando assim seus funcionários.
O profissional Brasileiro deve aprender bem inglês e frequentar bastante a internet, pois os americanos estão cada vez mais expostos aos efeitos da tecnologia e da automação.

-> Mercado sente falta do tradiconal

As instituições de classe, universidades e empresas entrevistadas pela 'Folha', dizem que os engenheiros que conseguirem resistir a tentação de migrar para o mercado financeiro, o sistema bancário ou a área de vendas e marketing serão recompensados.
O mercado começou a sentir falta de profissionais que queiram atender ao modo tradicional, já que o trabalho de terno e gravata é muito mais recompensado. Essa mudança já está surtindo efeito na escolha da carreira, o número de interessados em engenharia de produção, graduação, comércio e técnicas de gerência, cresceu.

O MERCADO SENTE FALTA DO TRADICIONAL

Às vezes não conseguimos ter uma visão clara sobre o campo de trabalho em que estamos a caminho. Muitos de nós acreditamos que o melhor a seguir é onde todos estão. Este é o caso dos engenheiros atuais, que não conseguem resistir e focam-se no mercado financeiro, e não percebem que certa carência no sistema bancário ou na área de marketing que poderia recompensá-los bem mais.
O mercado financeiro “seduz” os engenheiros por ser o com maior salário inicial. E estes optam por ficarem dentro de escritórios, mais na área da administração do que fazer o “tradicional”. O desvio de função é tanto, que o Presidente do Instituto de engenharia afirma que se não houver um preenchimento dessa lacuna de profissionais, isso pode acabar comprometendo o progresso do país.
Acaba que por uma questão de status, engenheiros preferem ficar de terno e gravata com seu escritório localizado em uma boa rua do que se deslocarem as grandes empresas (que normalmente ficam ao redor das cidades) e fazer o trabalho braçal. E na verdade, grandes empresas não buscam apenas um engenheiro focado em áreas financeiras e seus derivados, buscam um profissional que ao mesmo tempo tenha visão generalista e competência técnica. O ideal é conciliar essas duas idéias, e poder ser um engenheiro digamos, “completo”.

RECICLAR SEMPRE

Cada vez mais, e com maior freqüência tecnologias super avançadas e de extrema utilidade estarão dentro de multinacionais a empresas de pequeno porte. Com a terceira revolução industrial, caracterizada pela informação, o campo econômico, assim como o modo como a sociedade se estabelece foi todo e diretamente direcionado ao progresso tecnológico.Os Robôs já fazem parte de 15% dos soldadores, e tende a aumentar essa porcentagem. E essa, é uma expectativa que já se esperava afinal nossa sociedade é imediatista, queremos as coisas neste exato momento, com rapidez e eficiência, sem erros nem danos lucrativos.
O que sabemos é que essas tecnologias conseqüentemente irão mudar de forma drástica o campo de emprego. Sim, pois a partir que uma máquina, robô, ou seja lá sua definição, substituir, por exemplo, três trabalhadores, o sistema entra em crise. É claro que empresas que despedem um grande grupo de funcionários acabam sendo pressionada. Por assim, estas mesma empresas criaram uma certa solução para este dilema. Ao invés de demitir os funcionários, a empresa cria um certo centro de treinamento, como se fosse uma escola. Já que não pode garantir o emprego, pelo menos aperfeiçoa os conhecimentos de seus empregados para que estes possam ser diferenciados no futuro, preparando-o para os problemas que poderão enfrentar dentro do mercado de trabalho.
Tem-se como principal certeza de que hoje, para um profissional adquirir um emprego, as futuras exigências do mercado de trabalho são de suma importância para sua sobrevivência. O aprimoramento e especializações, além é claro do inglês e o uso do computador, são essenciais para a garantia de um futuro no campo de emprego.

Relação entre os textos!

- Mercado sente falta do que é tradicional.

Nesse texto, vemos a atual folha de engenheiros com preparo para trabalhar com "agrupamentos de proteção" ao invés de terno e gravata. Atualmente, se tem dois status se for engenheiro de administração, produção ou trabalhar em algum escritório na avenida Paulista. Isso tudo além de ter um salário maior.

- Reciclar sempre.

Já nesse artigo, tem como assunto, principalmente a autonação inicialmente dizendo que "as tecnologias sempre provocarão mudanças no campo do emprego". Por causa do aumento frequente do uso de robôs, que em 1996 o numero deles no mercado chegava em 1 milhão, acreditava-se que quase 4 milhões de emprego seria afetados, mas ao invés de afetados estes 4 milhões de empregos foram criados para manutenção e construção de robôs. Hoje em dia é muito importante que trabalhadores aprendam novas matérias, se tornando aprendizes, quemrem que eles saibam mais de uma lingua, por exemplo, e que saibam mexer em todo mundo virtual de um computador até uma tecnologia maior.

Mercado Sente Falta do Tradicional e Reciclar Sempre

A tecnologia leva as empresas a demitir, admitir, treinar e reciclar seus funcionários. Em 1996 , havia cerca de 1 milhão de robôs em operação em todo o mundo . Argumentava-se que os robôs destruiriam 4 milhões de empregos, no entanto a expansão econômica permitiu a criação de outros 4 milhões de empregos ligados a construção e manutenção desses robôs.
O avanço tecnológico causa a troca de vários empregos por outros e cria profissionais que não vão a campo.
Como o salário inicial costuma ser maior para os que optam por um trabalho de terno e gravata tem havido uma mudança na escolha de profissão e o mercado começa a sentir falta do trabalhador mais tradicional.
Eduardo Lafraia afirma que o país ficará sem mão-de-obra preparada para retomar seu crescimento e que logo quem estiver preparado para retomar seu crescimento e que logo quem estiver preparado para gerar produção logo será melhor do que quem gerência.
No entanto mesmo quem atua mais diretamente nas linha de produção não pode esquecer de prestar atenção no cliente .
O bom profissional é aquele que possui boas noções de marketing, mas também uma boa competência técnica, pois o profissional do marketing é tão importante quanto aquele que gera a produção e o lucro de uma empresa depende desses dois tipos de profissionais .

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A Movimentação do Mercado de Trabalho

A Primeira Revolução Industrial trouxe consigo um grande avanço tecnológico. Foi nesse período que começaram a usar as máquinas para fazer – e então suplantar – o trabalho do homem. Essa substituição do trabalho humano pelo dessas tais máquinas é chamado de automação.
É interessante, pois cada vez mais que os os robôs entram nas fábricas e os operários perdem seus empregos, outras profissões e novos trabalhos são gerados para a produção e manutenção desses seres de inteligência artificial. De qualquer maneira, o empregado agora tem que estar sempre envolvido e se aperfeiçoando para conseguir sobreviver ao cada vez mais competitivo mercado de trabalho. E é nesse mercado de profissionais que muitos acabam se “ desvirtuando” ou desistindo de suas ideias inicias de ser um engenheiro, por exemplo, e acabam trabalhando em outro ramo ou fazendo algo diferente. Isso também tem um nome, que é o desvio de função.
Agora, com o desvio de função, aquela pessoa que conseguiu se manter engenheira, usando novamente o exemplo, passa a ser extremamente requisitada e procurada já que não encontram mais alguém assim no mercado constantemente. A automação também colabora com a movimentação do mercado de trabalho, que é bom estar sempre atento, pois não vai parar de se movimentar tão cedo.

"Reciclar Sempre" e "Mercado Sente Falta do Tradicional"

Os dois textos falam sobre as mudanças no mercado de trabalho. Mudanças vem ocorrendo no mercado desde a primeira revolução industrial, e muitas dessas são úteis trazendo benefícios para os trabalhadores, mas em alguns casos há desvantagens.
Na automação, que é a troca do trabalho humano por robôs, os empregados estão perdendo seus cargos porque essa troca beneficía os donos da empresas. De um lado isso me parece certo pois priva os empregados de exercerem uma função que pode ser perigosa para um ser humano. Então, porque uma empresa contrataria uma pessoa se pode adquirir máquinas com capacidade para exercer o mesmo trabalho três vezes mais rápido?
Outro fator que vem preocupando - agora os donos das empresas - é a questão de que alguns profissionais preferem atuar na parte financeira, dentro de uma sala, do que exercer do modo tradicional, como vem acontecendo na engenharia. Deste modo, diminui o número de engenheiros nas obras e acumulam-se nas áreas das finanças. Mas deve-se levar em consideração a competência técnica, porque parece que isso está sendo esquecido.

Relação entre os textos

Conseguir um emprego nos dias de hoje requer muitos conhecimentos e habilidades, pois a partir do constante avanço da tecnologia, é exigido um avanço mental e, muitas vezes, material. Quando não atingimos a expectativa do lugar onde trabalhamos, ocorre a demissão, ou seja, uma reciclagem dos funcionários, os quais são substituídos por pessoas mais experimentes ou por máquinas.
Antigamente, os indivíduos utilizavam de um perfil comum, mas hoje, somos induzidos a criar o nosso próprio perfil, ter a nossa própria personalidade. Esta necessidade nos mostra que muitas empresas procuram o “empregado versátil”, o qual sabe lidar com diversas habilidades, porém, podemos perceber que muitos não estão preparados. Isto deveria ser exercitado na escola, mas infelizmente, somos comandados por uma sociedade em que, grande parte das pessoas, aceita somente o método “quadro e giz”.
O que faz a base de uma carreira é a escola, sendo assim, é necessário adotar um sistema que acolha as necessidades que um indivíduo possua para conseguir a formação que deseja. Agora, com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), as escolas deverão modificar os seus métodos para formar pessoas para o exigente mercado de trabalho.
Uma pessoa que deseja obter uma renda, a qual lhe proporcione uma vida tranqüila, deve ceder ao que lhe é imposto pelo mercado de trabalho, como: falar mais de um idioma, fazer muitos cursos, saber relacionar conteúdos, enfim, ser um funcionário “mil e uma utilidades”.
Enquadrar-se neste sistema exigente requer inteligência, pois para superarmos e ultrapassarmos o mesmo, precisaremos construir bons argumentos e, para isto, necessitaremos de conhecimento. As máquinas estão nos substituindo, por conseguirem armazenar tudo, porém, a capacidade de “pensar“ das mesmas é controlada pelo ser humano e a de cada pessoa é controlada por ela mesma.
O foco para modificar este pensamento, de que a máquina é melhor que o homem, deve ser constituído da seguinte forma: utilizar as máquinas, ou seja, a tecnologia, em nosso auxilio e não para nos substituir.

O mercado sente falta do tradicional - Reciclar sempre

Nos dias de hoje existem muitas variações em diversos setores, o principal é o da indústria, pois é lá que ocorrem as maiores mudanças, pois sempre temos as especializações nas áreas tecnológicas, que quase sempre acabam com o emprego dos funcionários de tecnologias passadas.
Isso pode fazer com que essas indústrias tenham um gasto ainda maior, pois funcionários com uma especialização de tecnologia recente, com certeza terão de ganhar um salario maior, e que poderá causar uma diferença nos cofres da indústria.

Também temos os casos, onde seres humanos, são substituídos por robôs ou máquinas, assim denominados aqueles que o cérebro é um computador; estes podem fazer uma enorme quantidade de serviço, muito maior e mais rápido que um emaranhado de homens.
Temos aqueles que comandam essas máquinas, que são poucos, pois o serviço deles é apenas mandar e a máquina faz. Talvez seja por isso que pessoas desistam fácil de vagas de trabalho como em indústrias de automóveis, pois já podem prever o futuro, onde poderão ser substituídos pelas máquinas.

Mercado sente falta do tradicional

O mercado financeiro, o sistema bancário e a área de marketing e vendas estão cada vez mais tentadoras e disputadas. A maioria das pessoas sonham em um dia, trabalhar em um escritório, com ar-condicionado, mas, hoje em dia o mercado está á procura de pessoas que tenham disposição e habilidade técnica, como o salário inicial é mais baixo do que o trabalho de terno e gravata, muitos escolhem o escritório.
As pessoas têm que se dar conta que atualmente, o mais importante não é gerenciar e sim gerar produção. É mais concorrido o emprego no centro da cidade do que em uma área mais isolada.

Reciclar Sempre

O texto procura visar um problema atual que estamos vivenciando desde 1996. As tecnologias sempre acabam provocando mudanças na área empresarial, pois, cada vez mais as empresas demitem funcionários especializados, substituíndo-o por um robô, na qual é treinado e quando não há mais utilidade, é reciclado. Os robôs, por não apresentarem sentimentos, dor, sensibilidade e outras diversas características próprias dos seres humanos, só seguem ordens, agilizando assim, o trabalho do homem e é claro, trazendo benefícios para as empresas.

Mercado Sente Falta do Tradicional e Reciclar Sempre

Mercado Sente Falta do Tradicional

O mercado está necessitado de pessoas que façam o trabalho pesado, pessoas que “ponham a mão na massa” Como boa parte das pessoas pensam que trabalhar de terno e gravata em uma sala fechada com ar-condicionado, sem sujar as mãos com absolutamente nada, somente “mandando” é uma coisa extraordinária e promissora, estão enganados. Boa parte das pessoas sonham com isso, porém o mercado está á procura de profissionais que trabalhem “no tradicional”,pessoas que realmente façam.

Reciclar Sempre

Os robôs estão ganhando espaço, muitas pessoas pensam que com esse avanço dos robôs em “roubar espaço” pode afetar os empregos, porém está é uma visão precipitada,o fato é que com esse aumento de robôs no mercado, fez com que obtivesse um aumento no numero de empregos.Para termos uma visão mais acentuada dos fatos, podemos explicar da seguinte maneira: Os robôs entram no mercado com uma finalidade de aumentar a produtividade,contudo necessitam de uma manutenção,é nesse momento que entram as pessoas, os profissionais que cuidam da manutenção destes,devido a este processo há um aumento no numero de empregos.