Nova York, cidade estadunidense com uma população de cerca de oito milhões de habitantes (maior registrada dentro dos Estados Unidos), da qual, grande parte, é estrangeira, considerando o fato de Nova York ser um dos principais destinos (se não ‘o’ principal) para imigrantes de todo planeta, tornando-a a cidade mais diversificada étnica e racialmente. Como qualquer centro urbano, Nova York tem muitos problemas, sendo esses agravados pelo grande número de habitantes. Os principais problemas incluem a pobreza, o desemprego, o tráfico de drogas, os conflitos étnicos e raciais e a criminalidade. É justamente o último problema citado, a criminalidade, que pretendo abordar neste texto.
A criminalidade já foi considerado o maior problema de Nova York. Muitos culpavam o grande número de habitantes. Não esses oito milhões citados na população da cidade, mas principalmente os dez milhões estipulados a habitar a cidade sem ter residência fixa. Porém, registrou se uma queda na criminalidade quando líderes políticos tomaram suas atitudes. Já no mandato do prefeito David Dinkins esses índices pareceram baixar. Mas foi em 1994, quando Rudolph Giuliani assumiu a prefeitura prometendo atacar os problemas de violência, adotando a política de tolerância zero, que os índices mostraram grandes diferenças. A política de tolerância zero prometia punir severamente autores de quaisquer crimes, e até mesmo pequenos delitos como atos de vandalismo ou fraudes no metrô. Especialistas comentam que Giuliani não deve levar todo o mérito da ação, pois afirmam que nesse mesmo período Bill Clinton aumentou o policiamento, e que isso contribuiu para os baios índices de violência. Números que impressionam são, por exemplo, o número de mortes que desde 2006 está abaixo de 600*, contra os 2.200* registrados em 1990. Também o número de roubos, no mesmo período, caiu de mais de 100.000*, para cerca de 23.500*.
Nova York pode ser considerado um caso onde as autoridades obtiveram vitória sobre a criminalidade, apesar do grande número de habitantes. Nova York já foi considerada uma das cidades mais perigosas dos Estados Unidos, e hoje é tida como uma das mais seguras. Provando assim que a cidade mais populosa, pode também ser a mais segura.
*a fonte não forneceu mais dados, relacionados ao período em que esses dados foram levantados.