Visando o modo como tratamos em casa o corte de energia Elétrica, é muito "pequeno" em relação aos prejuízos que a economia de um país terá devido a este corte. Isso mostra o quão dependente somos desta energia pelo gato dela estar presento no nosso dia-a-dia, por utilizarmos da mesma em praticamente tudo o que fazemos, entretanto esta propagação de indústrias elétricas e motores de combustão já alcançou o seu "limite" no ecossistema, seu equilíbrio. Devido ao relatório apresentado pela ONU, mostra um consumo de 60% mais de energia mndial até 2020. Os países prejudicados são os emergentes, como o Brasil. A Ásia e América do SUl serão responsáveis por mais da metade da projeção total do consumo de energia e por 81% em relação as áreas em desenvolvimento. O crescimento de energia vindo de países industrializados deverá ser mais regulado referente ao consumo de energia obtido pelos países em crescimento, por ter uma diminuição no crescimento populacional, com uma economia bastante avantajada. O patrocínio continua sendo a maior fonte de energia mundial, porém a meta é que em 2020 isto acabe, sendo substituído por gás natural, que no qual cresce rapidamente no consumo mundial.
O uso de petróleo entre países emergentes e industrializados deverá ser o mesmo em 2020. Já o uso de energia nuclear é incerto, mesmo tendo um crescimento de 2,7% ao ano, onde atualmente já deve estar em um crescimento significativo, pois o relatório da ONU apresenta uma produção de energia Nuclear até 2010, realizado através de comparações da década de 90 (1999) com o século XXI (2020). A Ásia e América do Sul por serem os grandes causadores deste aumento de energia deverão sustentar a necessidade do crescimento de energia em 4% anual.
São cinco os principais tipos de energia limpa, são aquelas que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo, como a energia solar; eólica; das marés; biogás e biocombustíveis. A energia Solar é uma energia luminosa do sol, transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA. PRÓS: fonte inesgotável de energia; equipamentos de baixa manutencão; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. CONTRAS: producão interrompida à noite e diminuída em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol. A energia Eólica é produzida pelo vento que gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. PRÓS: fonte inesgotavel de energia; abastece locais aonde a rede elétrica comum não chega. CONTRAS: poluicão visual (um parque eólico pode ter centenas de cataventos) e, às vezes, sonora (alguns cataventos são muito barulhentos); morte de pássaros (que, muitas vezes, se chocam com as pás dos cataventos). Energia das Marés éé produzida pelas águas do mar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploracão comercial. Franca, Inglaterra e Japão são os pioneiros na producão. PRÓS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras. CONTRAS: a diferenca de nível das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; producão irregular devido ao ciclo da maré, que dura 12h30. A energia Biogás ocorre pelas transformacão de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo. PRÓS: substitui diretamente o petróleo; dá um fim ecológico ao lixo orgânico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e até vender o gás, em vez de pagar por ele. CONTRA: o gás é difícil de ser armazenado. Os Biocombustíveis são produzidos pela geracão de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-acúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que sofrem processos físico-químicos. O Brasil está entre os maiores produtores mundiais. PRÓS: substitui diretamente o petróleo; os vegetais usados na fabricacão absorvem CO2 em sua fase de crescimento. CONTRA: producão da matéria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.
domingo, 31 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bem, Bruna!
Seria o caso de buscarmos, sempre mais, novas fontes e formas de gerar energia, ou, melhor seria, buscarmos novos entendimentos acerca do consumismo!? O que achas!?
Abraço,
Prof. Donarte.
Muito bom o topico
gostei ;D
Postar um comentário