Segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (United Nations Office on Drugs and Crime-UNODC), o tráfico de pessoas é “um crime que envergonha a todos nós. Ele envolve o ato de reclusão, transporte, transferência, o alojamento ou o recebimento de uma pessoa através do uso da força, coação, engano ou outros meios, com a finalidade de explorá-las. Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças caem nas mãos de traficantes, em seus próprios países e no exterior. Todos os países do mundo são afetados pelo tráfico, quer como país de origem, de trânsito ou de destino das vítimas.”
Para a UNODC, alguns fatos acerca disso, são:
- Estima-se que 2,4 milhões de pessoas em todo o mundo são atraídas para o trabalho forçado como resultado do tráfico de seres humanos
- Mulheres e meninas representam cerca de 80% das vítimas detectadas. As crianças traficadas somam, aproximadamente, 15 a 20% das vítimas. O tráfico de crianças tem sido detectado em todas as regiões do mundo, e, em alguns países, é a principal forma de tráfico, superando, portanto, o tráfico de drogas.
- A exploração sexual é responsável por cerca de 80% dos casos detectados, sendo que os especialistas acreditam que o tráfico de pessoas para trabalho forçado é sub-detectado. (UNODC, 2009)
- Em 30% dos países onde o sexo do autor do crime (do traficante) foi revelado, mais mulheres foram condenadas por crimes relacionados com o tráfico de seres humanos do que os homens. Obs.: Isso gera, pelo menos, duas hipóteses: i) a maioria dos criminosos são mulheres que escravizam outras mulheres, ou, ii) os que estão por trás disso tudo, na realidade, são os homens, porém, eles utilizam-se das mulheres para fazer a mediação e são estas últimas que acabam presas.
- As Nações Unidas estimam um lucro gerado pelo tráfico de pessoas é de, aproximadamente, 32 bilhões de euros; um negócio altamente lucrativo para os criminosos e seus cúmplices.
- Os dados sobre casos detectados mostram que o tráfico intra-regional (dentro de uma região) são predominantes na maioria dos países. O tráfico trans-regional (entre regiões), embora ainda seja significativo, é menor. Obs.: No Brasil, os Estados mais afetados são Ceará e Bahia [Saiba +]
- O tráfico doméstico (quando um dos membros da família promove o tráfico do outro) foi detectado em 32 países daqueles em que a informação estava disponível e, em alguns deles, é uma questão grave. Obs.: Tristemente, isso é bastante comum nos Estados mais pobres do Brasil. Na Bahia, por exemplo, há relatos de mães que vendem seus filhos pela quantia de 50 reais.
REFERÊNCIA:
Human trafficking: the facts. Disponível em: <http://www.unodc.org/documents/blueheart/Fact_sheet_english.pdf>
Para ir além, ler:
- Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas. Acesso em: 04 jul. 2009.
- Relatório sobre tráfico de pessoas analisa o tema em 155 países. Acesso em: 04 jul. 2009.
- ADITAL (Notícias da América Latina e do Caribe) relativas ao tráfico de pessoas. Acesso em 04 jul. 2009.
- United Nations Office on Drugs and Crime (UNODC) dados e relatórios sobre o tráfico de pessoas. Acesso em 04 jul. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário