terça-feira, 2 de junho de 2009

População e Centros Urbanos

Com a economia brasileira tornando-se internacional surgiram aglomerações urbanas que se transformaram ,ao mesmo tempo ,em pólos de atração para grandes investimentos e para a multiplicação da pobreza e dos problemas sociais .
As grandes obras que vieram com a urbanização beneficiaram indiretamente as populações mais pobres , mas os problemas imediatos como o desemprego , a periferização e a deterioração dos serviços populares não foram resolvidos .
As áreas centrais das cidades ,por serem as mais deterioradas ,costumam ser os locais para as submoradias ,que podem abrigar famílias inteiras em um único comodo ,sem as condições necessárias para isso.
O Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatistica (IBGE) considera favelas as aglomerações que reúnem pelo menos cinqüenta moradias ,precariamente construídas ,carentes de infraestrutura urbana e localizadas em terrenos onde as favelas se localizam pertence ao poder público ,que nos últimos anos tem desenvolvido alguns programas da urbanização dessas áreas com o objetivo de oferecer o mínimo de infraestrutura para os moradores.

Um comentário:

SANTOS JÚNIOR, D. N. dos disse...

Estimada Vanessa,

O que será que ocorre!? Favelas existem em todos os lugares do mundo!?

O que achas!? Pesquise...

Abraço do prof.,

Donarte.