Favela globalizada- Os centros urbanos do Terceiro Mundo são os que mais crescem. O desafio será administrar a pobreza e os problemas sociais.
Esse vertiginoso crescimento é um grave fenômeno mundial: as cidades não param de crescer - e as que mais crescem são as do Terceiro Mundo. De acordo com projeções da agência Habitat, órgão da ONU que estuda questões de habitação, das dez maiores metrópoles do mundo em 2010, apenas duas - Tóquio e Nova York - estão situadas em países desenvolvidos.
No continente africano, além da miséria, os conflitos entre as tribos e as guerrilhas por riquezas naturais, como diamantes, empurram a população das zonas rurais para os centros urbanos.
Em países como a China, o crescimento urbano segue uma política governamental de êxodo rural. Nas cidades européias, principalmente em países como Espanha, Alemanha e Itália, onde o aumento populacional costuma ser negativo, os imigrantes cumprem um papel fundamental no equilíbrio demográfico.
Artes e políticas públicas ajudem a formar uma civilização urbana de caráter humanista. Já o ministro das Cidades, Olívio Dutra, denunciou, no encontro de Barcelona, a chamada ''urbanização da pobreza''.
Nos barracos da cidade- A população nos maiores centros urbanos do mundo - em milhões de habitantes; a população nos maiores centros urbanos do mundo são: Tóquio, Nova York,Cidade de México,São Paulo, Buenos Aires, e outros...
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Estimada Raísa,
Pergunto: favelas existem em todos os lugares do mundo!? Sim ou não!? Por quê!?
Abraço,
Prof. Donarte.
Postar um comentário