O vídeo “ A História Das Coisas” faz uma ótima reflexão e uma dura crítica ao nosso ciclo de vida, ou melhor ao nosso sistema de consumo, Até porque como se deixa explícito no filme a nossa vida é consumir, consumir e consumir.Trabalhamos para consumir e nos tornamos apenas um ponto em um sistema linear que rege o Mundo actual, algo insustentável no nosso planeta, pois seus recursos são finitos e nós usamos demasiadamente tudo que podemos sem dar atenção necessária a isso, até porque um dia esse sistema incoerente vai rachar.
Já se sabe que nas três últimas décadas utilizamos cerca de 33% dos recursos naturais da Terra, e um dos grandes culpados por isso no mundo de hoje é os EUA, um país que tem apenas 5% da população mundial mas utiliza cerca de 30% dos recursos mundiais, algo totalmente absurdo, então precisaríamos 5 planetas Terra para suprir a nossa população se todos consumissem ao ritmo deste país. Para deixar claro que realmente estamos destruíndo nosso único planeta já estão sendo exploradas ao máximo 75% das zonas de pesca mundial e 80% das matas naturais já desapareceram do mapa. Acredito que não exista um modo sustentável que consiga aliar a vida que levamos com uma regressão total desse caus gerado por nós mesmos.
Uma das observações que eu considerei mais impressionantes foi a porcentagem de coisas que nós compramos e jogamos no lixo em menos de seis meses, 90% é uma porcentagem enorme de coisas, imaginei-me comprando dez coisas e jogando nove fora ao longo dos seis primeiros meses. Assim vejo como é insustentável nosso modo de vida. De uma forma tosca de se refletir, é verdade, mas também uma maneira simples de se ver esse consumismo desenfreado que nos toma a vida de forma absurda. Saber que vejo ao longo de um dia três mil anúncios me deixou espantado, pois jamais parei para pensar quantas propagandas me seduzir diariamente. Dessa forma é quase impossível fica de fora do ciclo “compra, usa e joga fora”.
A reciclagem que é considerado por nós leigos a grande solução para isso tudo, foi por água a baixo em determinado trecho do filme, explicando que nem se reciclássemos 100% do nosso lixo chegaríamos ao coração do problema. Nosso lixo não é 100% reciclável, pelo contrário quase nada é reciclável,
O mais legal do vídeo é que ele não simplesmente crítica o nosso modo de vida, ele também nos passa uma mensagem de que ainda há solução para isso, é preciso apenas mudarmos nosso sistema linear e tornar um sistema sustentável que não desperdice os nossos preciosos recursos que usamos e já jogamos fora. Precisamos nos unir para destruir esse Mundo horrível, consumista e surreal que vivemos para nos preocuparmos não somente com o nosso planeta, mas com a Terra das próximas gerações.
sábado, 19 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Ótimo, Vicente!
Apenas gostaria de chamar a atenção para um detalhe: não adianta nós, Brasil, um dos Países do Sul (ou “pobre”, se se preferir) parar de consumir e “eles”, EUA (e Inglaterra, e França, e Alemanha, e... e...), Países do Norte (“ricos”, se se preferir) continuarem a usufruir no mesmo ritmo de hoje, não concordas!? Se isso acontecesse – como já acontece, na verdade – estaríamos apenas deixando de consumir para que eles, de sua parte, possam fazer isso... O que achas!?
Continuemos a pensar, mas sempre, sempre de forma crítica...
Abração do prof.,
Donarte.
Concordo, mas equivocadamente me refiri a 'nós' como Brasil, mas querendo expressar 'nós' como população mundial.
Prezado Vicente,
Se concordas, penso que é porque entendestes...
Veja que uma pequena palavra pode mudar todo o sentido de um escrito. Por isso, é que devemos procurar sermos bem claros naquilo que escrevemos...
Abraço,
Prof. Donarte.
Sim, compreendo, poderia ter escrito de outra forma, mas já esclareci, não?
Sim!
Postar um comentário