Blog do 2º ano (turma 221) do Colégio Marista Assunção. Objetivos e Temáticas: Este Blog/Site, é fruto de um projeto pedagógico que visa a divulgação das pesquisas realizadas por educandos do Ensino Médio, na disciplina de Geografia (prof. Donarte Nunes dos Santos Júnior) e temas relacionados. Aqui serão publicadas as produções dos estudantes, que se manifestarão na forma de textos, sons e imagens.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Mercado sente falta do tradicional
O mercado financeiro, o sistema bancário e a área de marketing e vendas estão cada vez mais tentadoras e disputadas. A maioria das pessoas sonham em um dia, trabalhar em um escritório, com ar-condicionado, mas, hoje em dia o mercado está á procura de pessoas que tenham disposição e habilidade técnica, como o salário inicial é mais baixo do que o trabalho de terno e gravata, muitos escolhem o escritório.
As pessoas têm que se dar conta que atualmente, o mais importante não é gerenciar e sim gerar produção. É mais concorrido o emprego no centro da cidade do que em uma área mais isolada.
Em virtude das férias prolongadas, que se deveram ao novo vírus, o A H1N1, nosso processo avaliativo pode estar meio confuso na cabecinha de vocês. Então, além de ter falado em sala de aula, vou colocar aqui também, para que, assim, vocês vejam com mais clareza o que estará sendo pedido e os “pesos” de cada atividade.
Será como segue:
- um “tema de casa” grande: o texto sobre a “relação entre os tipos de Revolução Industrial” (peso: 2 pontos).
- 1º produção textual: redação geográfica sobre o filme “The Story of Stuff” (A História das Coisas) (peso: 4 pontos).
- 2º produção textual: prova (peso: 4 pontos).
- 3º produção textual: recuperação da prova (que recupera os 4 pontos da prova).
Assim fechamos os 10 pontos.
Notem que o que estamos fazendo, nada mais é do que treinar a nossa competência de escrita, tendo, é claro, a Geografia por fundo. Então,todas as atividades produzidas devem ser postadas no blog.
O estudante deve se desafiar a escrever/ argumentar sempre mais e melhor! Os argumentos devem ser coerentes e não podem ser ingênuos (lembrem o que escutamos do Prof. Dr. Valter Maestro: “argumentações que não são profundas, recebem menor pontuação pelos avaliadores do ENEM; e o critério de desempate é a redação!”).
A pesquisa deve ser parte integrante deste processo. O desafio é nunca deixar uma dúvida, curiosidade ou pergunta em aberto. Nisso, a Internet, usada de forma crítica, pode nos ajudar. Claro! Os livros deverão ser consultados e devem ter a prioridade.
Seria interessante, ainda, que cada estudante lê-se e comentasse o texto do outro. Assim, poderíamos desencadear um processo de diálogo/ debate/ discussão!
É isso aí!
Espero ter sido claro!
Para qualquer dúvida, estou à disposição!
Abraços,
Prof. Donarte (Geografia).
Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2009
Leia o documento: clique!
Produção textual relacionando “Expectativa de Vida” e “Epidemias”: o caso da Gripe AH1N1.
Ler os textos “Expectativa de Vida” (p.46 e 47) e “Epidemias” (p. 48 e 49) do livro “DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. 10. ed. São Paulo: Ática, 2005” e integrá-los numa nova produção textual. Obs.: Não esqueça de relacionar os tópicos vistos com a atual pandemia de AH1N1, colocando suas argumentações, críticas, pareceres, etc. A atividade tem peso de 1 ponto e deverá ser entregue até dia 06 jul. 2009.
População: demografia e migrações
Pequena apostila teórica sobre os assuntos vistos até agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário