Os dois textos falam sobre as mudanças no mercado de trabalho. Mudanças vem ocorrendo no mercado desde a primeira revolução industrial, e muitas dessas são úteis trazendo benefícios para os trabalhadores, mas em alguns casos há desvantagens.
Na automação, que é a troca do trabalho humano por robôs, os empregados estão perdendo seus cargos porque essa troca beneficía os donos da empresas. De um lado isso me parece certo pois priva os empregados de exercerem uma função que pode ser perigosa para um ser humano. Então, porque uma empresa contrataria uma pessoa se pode adquirir máquinas com capacidade para exercer o mesmo trabalho três vezes mais rápido?
Outro fator que vem preocupando - agora os donos das empresas - é a questão de que alguns profissionais preferem atuar na parte financeira, dentro de uma sala, do que exercer do modo tradicional, como vem acontecendo na engenharia. Deste modo, diminui o número de engenheiros nas obras e acumulam-se nas áreas das finanças. Mas deve-se levar em consideração a competência técnica, porque parece que isso está sendo esquecido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário