domingo, 16 de maio de 2010

O Prêmio de “campeão do mundo na luta contra a fome”

O presidente Lula foi homenageado com o prêmio de campeão do mundo na luta contra a fome, quando da conferência dialogo África- Brasil sobre a segurança Alimentar, combate á fome e Desenvolvimento Rural.

O prêmio concedido pelo programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, ou seja, também pode ser um reconhecido pela sua dedicação na luta pela erradicação da fome no Brasil e no mundo, portanto a estratégia do programa Fome Zero, desenvolvida pelo governo brasileiro. O país apóia a ONU na assistência técnica as nações da África, América latina e Caribe e nos programas de alimentação escolar e a combate á desnutrição infantil em parceira com o Hati, onde comanda a força de paz da ONU e trabalha na distribuição de alimentos para a população.

O presidente Lula da Silva mostrou a intenção de abrir crédito para estimular a agricultura dos países africanos, e garantiu que todos os detalhes da proposta vão ser discutindo por as autoridades brasileiros e 50 ministros da Agricultura da África que participam de encontro em Brasília.

"Temos condições de criar na África as mesmas condições de financiamento que criamos aqui no Brasil. (...) O século XXI tem que ser o século do renascimento africano", declarou Lula no seu discurso.

"Os dirigentes mundiais precisam definir que não há nada mais importante do que a segurança alimentar como forma de garantir a soberania e a autodeterminação dos povos", assinalou.

O chefe de Estado brasileiro, que na infância já passou fome, lembrou a dor de quem já viveu esta experiência. "Quem tem fome não pensa. A dor do estômago é maior do que muita gente imagina. E a pessoa que tem fome não vira revolucionária, mas pedinte, dependente, um ser humano subserviente, humilhado e sem forças para brigar contra os seus algozes que são responsáveis pela fome", assinalou.

Diz Lula que os dirigentes mundiais precisam definir que não há nada mais importante do que a segurança alimentar como forma de garantir a soberania e a autodeterminação dos povos assinalou.

Apesar dos grandes avanços no combate a fome no Brasil, o caminho para sua erradicação é muito árduo, milhões de brasileiros ainda vivem na extrema pobreza, mas isso não é empecilho para o presidente Lula nas suas andanças pelo mundo e suas ambições em ocupar um cargo futuramente na ONU em mostrar as experiências brasileiras no combate à fome e a pobreza além de oferecer linhas de crédito de Bancos Brasileiros de Desenvolvimento.

Nenhum comentário: