quarta-feira, 3 de junho de 2009

Centros Urbanos x População

Centro: Lugar principal, central, de cidade, vila, etc.; Núcleo.
Urbano: Relativo a cidade; Polido, cortês, educado.
População: O número ou conjunto de habitantes de um país, estado, cidade, etc.
As relações básicas destes três itens nos darão o desenvolver deste trabalho.
Como bem sabemos, as pessoas do interior das grandes metrópoles saem de suas casas e cidades para ir atrás de uma vida melhor, mais digna, com mais recursos e oportunidades, a isso se da o nome de êxodo rural. Essas pessoas se instalam às margens das cidades e por causa disso são “classificadas” como marginais (embora muitas pessoas confundam esse termo com criminosos, não há nenhuma relação). Além do êxodo rural, temos pessoas que vem para estudar, trabalhar, passear, entre tantos outros motivos.
Os grandes centros além de tudo isso oferece melhores meios de condução, melhor visibilidade no que se faz, melhores tratamentos de saúde (em temos de estrutura dos hospitais), melhor infra estrutura das vias de condução.
Em países como a China, o crescimento urbano segue uma política governamental de êxodo rural. Nas cidades européias, principalmente em países como Espanha, Alemanha e Itália, onde o aumento populacional costuma ser negativo, os imigrantes cumprem um papel fundamental no equilíbrio demográfico.
Podemos dizer que isso tudo se torna ruim para as cidades, um exemplo? São Paulo com acúmulo de lixo, bueiros entupidos, vias de tráfego extremamente super lotadas, favelas de sobra, muita marginalização, etc.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Gulherme,

Legal que citas a China!

Resta saber até quando a China vai aguentar... Ou, a história, no caso da China, não é bem assim!?

O que você acha!?

Vamos pesquisar?!

Abração do prof.,

Donarte.