quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Formação dos Centros Urbanos

Primeiramente, o que são Centros Urbanos? São cidades onde se concentram grande número de habitantes. A formação desses Centros Urbanos está ligada ao êxodo rural, um processo muito antigo onde ocorre uma emigração por parte da população rural que quer arranjar emprego nas cidades mais industrializadas. Um exemplo de êxodo é a saída dos hebreus do Egito.

Com a vinda de cada vez mais e mais agora ex-habitantes rurais, a cidade começa a ficar cheia e passa a enfrentar problemas como o aumento do tráfego, devido ao aumento de veículos que passam a circular pelas ruas da cidade. Assim a cidade precisa se espandir, criando cada vez maiores Centros Urbanos.

Talvez a solução para que não haja esse “aglomeramento” de pessoas nas grandes cidades seja a industrialização mais dividida, buscando expalhar melhor a divisão de empregos nos estados, uma vez que os habitantes das zonas rurais não precisariam se instalar em outra regiões em busca de trabalho.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rafael Schereschewsky,

Alguns pontos que eu gostaria de destacar:

i) Não sei se se trata de um exemplo “feliz”, usar o êxodo do hebreus para o assunto aqui tratado...

ii) Não sei se o êxodo urbano causa aumento no tráfego de automóveis numa cidade grande...

iii) Dê uma revisada na ortografia...

iv) A industrialização já é, atualmente, bem distribuída no espaço geográfico. Percebe-se mais industrias nas grandes cidades. Porém, é cada vez mais comum industrias se instalarem em cidade do interior.

Bom, dê uma pesquisadas nestas minhas “provocações”, e, principalmente, reveja este texto.

Abraço,

Prof. Donarte.