quinta-feira, 23 de abril de 2009

Populações e centros urbanos

O trânsito de São Paulo tem um efeito super negativo sobre a qualidade de vida de todos os seus moradores, o estresse no transito o atraso para chegar a algum lugar são exemplos destes problemas. O excesso de barulho é a causa das reclamações de 10% da população. Atualmente com 6 milhões de veículos, quase um para cada dois habitantes, São Paulo está com sérios problemas de organização dos seus veículos. Nos últimos dez anos, a frota paulistana aumentou 2,5 vezes mais do que a própria população.

Além de roubarem de cada cidadão horas parados, os congestionamentos prejudicam a economia e queimam milhões de litros de combustível. Semanalmente a cidade supera seus próprios recordes, com relação aos congestionamentos. São Paulo precisa adotar medidas corajosas, rígidas e radicais para tentar desatar esse nó que os sufoca dia a dia.

O prefeito Gilberto Kassab apresentou algumas soluções como a instalação de semáforos inteligentes e a criação de novos corredores de ônibus. Urbanistas e especialistas em trânsito apontam varias soluções possíveis que poderiam trazer alguma melhora, a médio e a longo prazo. Em comum, são ações que foram implementadas em outras cidades. Dependem, na maioria dos casos, mais de vontade política do que de investimentos pesados. Está mais do que na hora de fazer a cidade andar.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

O “poluição sonora” pode terminar rapidinho, basta que se abandone a “matriz energética” calcada no petróleo. Motores elétricos são, na maioria das vezes, muito mais silenciosos do que os a explosão.
As cidades necessitam de bons urbanistas: geógrafos, arquitetos, engenheiros, etc. Aqueles que se interessam por tais assuntos, atenção: tratam-se de ramos que vêm crescendo cada vez mais, porém, necessitam de uma formação bastante consciente, e, ainda, uma educação continuada.
Abraço,
Prof. Donarte.