quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Mercado sente falta do tradicional" e " Reciclar sempre"

Milhares de jovens saem todos os anos de centenas de faculdades e, com certeza, a maioria deles não atuará na área em que se especializaram. O mercado de trabalho não está exigindo apenas um diploma, mas experiência, conhecimento aplicado, noção de gerenciamento e muitos outros. Boa parte das universidades espalhadas pelo Brasil, ainda estão preparando seus alunos para o mercado de décadas atrás, aquele em que era exigido apenas conhecimento teórico, pois o prático seria adquirido com o tempo de trabalho.
O mercado de trabalho atual exige e reserva as melhores vagas para os melhores em cada área. Mestrados, doutorados e pós-graduações são quase que obrigatórios para um profissional “estável”. Estabilidade é um tema delicado de discutir, pois a meu ver, está acabando. Muitas pessoas sentem-se como se estivessem “pisando em ovos” pelo fato de sempre haver um profissional melhor e mais bem preparado que você. A estabilidade pode estar com seus dias contados causando um maior e mais aterrorizante caos no mercado de trabalho.
Já se foi o tempo em que fazer pós-graduações e saber falar inglês contavam pontos preciosos. Atualmente estudar no exterior e caracterizar uma “fuga de cérebros” tem sido mais vantajoso do que trabalhar e ajudar no desenvolvimento de seu país. Sociedade e governo perdem com esta loucura e cada vez mais fica difícil de se considerar “pronto”.

Nenhum comentário: