segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Resumos do texto

Reciclar sempre
Esse texto traz um tema que reflete os avanços tecnológicos de hoje em dia.
Os robôs vem "invadindo" o mercado de trabalho, por serem resistentes, poderem ter maior carga horária, entre outros motivos. Esses avanços levam as empresas a demitir, admitir, treinar e reciclar seus empregados, basicamente uma escola.
Se, de um lado, as empresas não conseguem garantir o emprego, podem, do outro, aperfeiçoar seus funcionários, ampliando seus conhecimentos.
No Brasil, o pior ainda não chegou: os norte-americanos estão mais expostos à competição e aos efeitos da tecnologia e da automação.
Mercado sente falta do tradicional
Esse texto fala sobre a falta de tradicionalismo nos engenheiros de hoje.
A maioria dos engenheiros querem migrar ao mercado financeiro do que continuar trabalhando como um tradicional engenheiro, que vai conferir de perto o que se passa na obra.
O sálario dos que trabalham de terno e gravata é, também, bem maior do que o dos que trabalham com um mero capacete, e o mercado já começa a sentir falta de profissionais que atendam ao perfil "tradicional".
Essa mudança de perfil já produziu efeitos na escolha da carreira: cresceu o número de interessados em engenharia de produção, graduação que, apesar da ênfase em disciplinas como matemática, uso de materiais e automação industrial, aproxima-se do curso de administração ao adotar matérias como contabilidade, comércio, e técnicas de gerência.

Nenhum comentário: