terça-feira, 3 de novembro de 2009

O MERCADO SENTE FALTA DO TRADICIONAL

Às vezes não conseguimos ter uma visão clara sobre o campo de trabalho em que estamos a caminho. Muitos de nós acreditamos que o melhor a seguir é onde todos estão. Este é o caso dos engenheiros atuais, que não conseguem resistir e focam-se no mercado financeiro, e não percebem que certa carência no sistema bancário ou na área de marketing que poderia recompensá-los bem mais.
O mercado financeiro “seduz” os engenheiros por ser o com maior salário inicial. E estes optam por ficarem dentro de escritórios, mais na área da administração do que fazer o “tradicional”. O desvio de função é tanto, que o Presidente do Instituto de engenharia afirma que se não houver um preenchimento dessa lacuna de profissionais, isso pode acabar comprometendo o progresso do país.
Acaba que por uma questão de status, engenheiros preferem ficar de terno e gravata com seu escritório localizado em uma boa rua do que se deslocarem as grandes empresas (que normalmente ficam ao redor das cidades) e fazer o trabalho braçal. E na verdade, grandes empresas não buscam apenas um engenheiro focado em áreas financeiras e seus derivados, buscam um profissional que ao mesmo tempo tenha visão generalista e competência técnica. O ideal é conciliar essas duas idéias, e poder ser um engenheiro digamos, “completo”.

Nenhum comentário: