segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Relação entre os textos

Conseguir um emprego nos dias de hoje requer muitos conhecimentos e habilidades, pois a partir do constante avanço da tecnologia, é exigido um avanço mental e, muitas vezes, material. Quando não atingimos a expectativa do lugar onde trabalhamos, ocorre a demissão, ou seja, uma reciclagem dos funcionários, os quais são substituídos por pessoas mais experimentes ou por máquinas.
Antigamente, os indivíduos utilizavam de um perfil comum, mas hoje, somos induzidos a criar o nosso próprio perfil, ter a nossa própria personalidade. Esta necessidade nos mostra que muitas empresas procuram o “empregado versátil”, o qual sabe lidar com diversas habilidades, porém, podemos perceber que muitos não estão preparados. Isto deveria ser exercitado na escola, mas infelizmente, somos comandados por uma sociedade em que, grande parte das pessoas, aceita somente o método “quadro e giz”.
O que faz a base de uma carreira é a escola, sendo assim, é necessário adotar um sistema que acolha as necessidades que um indivíduo possua para conseguir a formação que deseja. Agora, com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), as escolas deverão modificar os seus métodos para formar pessoas para o exigente mercado de trabalho.
Uma pessoa que deseja obter uma renda, a qual lhe proporcione uma vida tranqüila, deve ceder ao que lhe é imposto pelo mercado de trabalho, como: falar mais de um idioma, fazer muitos cursos, saber relacionar conteúdos, enfim, ser um funcionário “mil e uma utilidades”.
Enquadrar-se neste sistema exigente requer inteligência, pois para superarmos e ultrapassarmos o mesmo, precisaremos construir bons argumentos e, para isto, necessitaremos de conhecimento. As máquinas estão nos substituindo, por conseguirem armazenar tudo, porém, a capacidade de “pensar“ das mesmas é controlada pelo ser humano e a de cada pessoa é controlada por ela mesma.
O foco para modificar este pensamento, de que a máquina é melhor que o homem, deve ser constituído da seguinte forma: utilizar as máquinas, ou seja, a tecnologia, em nosso auxilio e não para nos substituir.

Nenhum comentário: