quinta-feira, 28 de maio de 2009

Biomas Brasileiros


Bioma pode ser definido como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Ele é caracterizado por um tipo principal de vegetação, porém em um mesmo bioma podem existir vários tipos de vegetação. Os seres vivos de um bioma vivem adaptados as condições da natureza como chuva, vegetação, umidade, calor e os mesmos se caracterizam por uma diversidade de animais e vegetais, e nós seres humanos estamos acabando com toda essa diversidade, estamos destruindo matas, matando animais, estamos ajudando a criar uma situação global sem volta.

Daqui a alguns anos nossos filhos, netos não poderão conhecer a Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga entre outros. Nós brasileiros ao invés de destruir tudo isso, deveríamos preservar, pois o Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores resrervas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Extima-se que aqui está uma em cada dez espécies de plantas ou animais que existem.

Isso para apenas um país, é um número alto, apenas o nosso país é ocupado por nove biomas:

- Amazônia: é considerada a maior floresta tropical do mundo com uma rica biodiversidade. Está presente na região norte (Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá, Maranhão e Tocantins). É o habitat de milhares de espécies vegetais e animais. Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas e possui 49, 29% de todo o território nacional.

- Cerrado: este bioma é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza-se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores e possui 23,92 % do território.

- Mata Atlântica: neste bioma há a presença de diversos ecossistemas. No passado, ocupou quase toda região litorânea brasileira. Com o desmatamento, foi perdendo terreno e hoje ocupa somente 7% da área original. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. A floresta é fechada com presença de árvores de porte médio e alto, com 13,04% do território.

- Caatinga: presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos, com 9, 92% do território.

- Mata de Cocais: presente, principalmente, na região norte dos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Por se tratar de um bioma de transição, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e da Caatinga. Presença de palmeiras com folhas grandes e finas. As árvores mais comuns são: carnaúba, babaçu e buriti.

- Campos: presente em algumas áreas da região Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e também no Rio Grande do Sul. A vegetação dos campos caracteriza-se pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.

- Mangue: é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais. Ocupa parte dos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. É um bioma do tipo écotono.

- Mata de Araucária: situado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, apresenta características de taiga. Este bioma era muito maior e está fortemente degradado. Seu principal representante vegetal, e razão de seu nome, é o Pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia), também conhecido popularmente como Araucária. Daí vem o nosso pinhão das festas juninas.

- Pantanal: cujo domínio ocupa 1,76% do território nacional e que é constituído principalmente por savana estépica alagada em sua maior parte. Estende-se pelo oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, avançando por Bolívia, Paraguai e Argentina, nos quais esse bioma recebe o nome de "chaco".
Por todos esses números é que devermos os conscientizar e ver o que estamos fazendo com um futuro muito próximo.


Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Texto clássico para apresentação de Biomas...

Não teria ficado mais rico se, para cada Bioma, tu tivesses acrescentado a respectiva imagem (foto, aspecto)?

Algumas perguntas para instigar:

- O que está sendo feito em termos de preservação!?

- Ou, pelo contrário, está havendo a intensificação do desmatamento destas áreas?!

- Qual o Estado que mais desmata?!

- Qual o Estado que mais preserva!?

- A Amazônia é realmente a maior floresta do mundo!?

Contunuemos a pensar...

Abraço do prof.,

Donarte.