sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os Continentes - Uma Visão Geral

A Europa e a Ásia formam um único bloco continental, denominada Eurásia. A divisão de dois continentes leva em consideração as profundas diferenças existentes entre eles nos aspectos históricos, religiosos e linguísticos. Os limites convencionais que separam o território europeu do asiático são marcados pelos Montes Urais, localizados na Rússia( por isso existe a Rússia oriental e a Rússia ocidental).
A Europa, que parece uma grande península do continente asiático, é o continente mais "recortado". Localizada quase totalmente na zona temperada do Norte, apresenta inúmeras penínsulas e ilhas banhadas por diferentes mares.
A Ásia, que não é tão "recortada", estende-se do Equador para depois do círculo polar Ártico. Também apresenta grandes penínsulas, como as da Anatólia, da Indochina e do Decã. A Europa é o segundo menos continente em extensão. Aí então localizados quatro países mais ricos do mundo: Alemanha, Itália, França e Reino Unido. O continente apresenta grandes indicadores sociais: alta taxa de urbanização, baixo crescimento demográfico e alta expectativa de vida. Já a Ásia é o mais extenso, o mais populoso e o mais povoado dos continentes. A Ásia é muito rica em recursos minerais ( ferro, urânio, níquel) e em fontes de energia ( carvão, petróleo, gás natural). Apesar das riquezas, apresenta grandes contrastes econômicos: a miséria de Bangladesh contrapõem-se a economia japonesa, a segunda maior do mundo. Alguns países asiáticos dependem da agricultura como fonte de rendimento, outros, como Japão, China, Coréia Do Sul, Taiwan possuem indústrias que empregam tecnologia de ponta.
A Eurásia é a massa que forma em conjunto a Europa e a Ásia. Pode ser considerada como um continente, ou mesmo um supercontinente composto pelos continentes europeu e asiático, separados pela Cordilheira dos Montes Urais. Alguns países como Rússia e Turquia estão nos dois continentes.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Quais são, então, os principais critérios de regionalização dos continentes!? Poderias falar mais sobre cada um deles!?