sábado, 30 de maio de 2009

Socialismo!

O socialismo para alguns sonhadores de um mundo ''perfeito'' seria de uma sociedade ''homogênea'', sem diferenças ou divisões de classes sociais, onde todos teriam as mesmas coisas. A idéia definida por esse modelo de vida é totalmente oposto ao capitalismo.
Os primeiros ''sonhadores deste mundo'' surgiram na revolução industrial no século XIX; Eram os socialistas utópicosou romanticos, eram conjuntos de operários que possuiam somente sua força de trabalho para vender aos capitalistas. Dentre eles se destacaram Robert Owen (1771-1858), Charles Fourier (1772-1837) e o conde de Saint Simon (1760-1825), eles se preocupavam principalmente com a busca de uma sociedade mais justa e humana, se opondo principalmente ao liberalismo econômico e ao capitalismo.
Ante mesmo dessessocialstas utópicos quem manifestava idéias socialistas foi Thomas More autor de ''Utopia" publicado em 1516, por treixos de sua obra fica muito claro seu pensamento socialista "Em outras palavras estou perfeitamente mais convencido de que nunca chegaremos a uma justa distribuição de bens ou de uma satisfatória organização da sociedade enquanto não se acabar por completo com a propriedade privada".
Durante o século XIX surgiu ainda o socialismo científico, era caracterizado pelas profundas críticas ao capitalismo, propuseram um modo de produção muito ou totalmente diferente do capitalismo. No socialismo científico KArl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895).
Comunismo e Socialismo são palavras empregadas por muitas pessoas com sentido igual(mesmo erroneamente). Na concepção de Marx elas serviam para designar as duas etapas do processo revolucionário que deveria com as estruturas capitalistas e estabelecer uma ''sociedade igual''; Na primeira fase (o socialismo) o estado deria controladopelo proletário, os meios de produção seriam estamentais e coletivos, ainda haveria desigualdads já que quem trabalha-se mais ganharia mais. Na segunda fase o comunismo o estado seria extinto ja que não seria mais necessário , e cada um teria o que necessitava, nessa sociedade não existiriam valores do consumismo, o desejo de acumular dinheiro.
O primeiro país a desenvolver o socialismo foi a Russia; Com a vitória dos revolucionáriossocialistas sobre a primeira revolução socialistas da história; Criaram o primeira país que se basearia nesses conceitos e valores, a URSS (União Russa Socialista Sovietica) em 1922, até 1940 a URSS cresceu muito, com o país com extenção com mais de 2240000km²

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Natálya,
Penso que é o caso de você ter de pesquisar mais sobre as diferenças entre "socialismo" e "comunismo"...
Até,
Prof. Donarte.