sexta-feira, 29 de maio de 2009

A globalização da pobreza

A globalização da pobreza:desigualdades e novas migrações. Unidade III,;capítulo 24;páginas 225 á 234.

A globalização da pobreza é uma questão que envolve vários fatores socioeconômicos, a pobreza mundial é um fato sério e muitas vezes ignorado pelos detentores do poder.Assim como o crescimento econômico mundial a globalização da pobreza também é um ícone que vem crescendo de forma rápida.
O crescimento econômico mundial vem sendo marcado por duas características principais que são o ritmo acelerado e a má distribuição da renda mundial. A pobreza se dá de várias formas, mas principalmente em razão da distribuição rendaria, com uma expectativa de melhora de vida pessoas começam a migrar de diferentes pontos do mundo geralmente para países ricos em busca de emprego.
Com o crescimento acelerado da tecnologia acelera-se também o crescimento da população pobre, já são 1,2 bilhão de pessoas em “extrema pobreza” no mundo e esse número só tende a aumentar. A pobreza no mundo toma forma dentro de três aspectos importantes, que são as más condições de saúde, escolaridade e qualidade de vida, sem os quais se torna impraticável um povo prosperar.
Migração é o ato de trocar um local por outro, ao falarmos de migrações notamos algumas como as mais importantes tais como a migração por motivos econômicos, a qual as pessoas tem como foco principal a melhoria de vida, que sem ter trabalho e oportunidade em seu país o indivíduo migra para um país que lhe proporcione o que lhe falta em seu local de origem,há também as migrações por motivos religiosos que são aquelas que além de estar a procura de emprego o cidadão também vive conflitos de várias naturezas e com isso migra para lugares onde poça trabalhar e escapar destes conflitos.
Há hoje no mundo um grande número de países subdesenvolvidos, mas são países em busca de prosperidade que com seu povo tenta sair dessa situação de pobreza e se tornar um lugar melhor para que sua nação tenha condições dignas de viver e não precisar migrar em busca de trabalho ou para escapar de conflitos sociais.O único ponto negativo nas migrações é a elevada taxa de migrantes ilegais que entram nos países ricos.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Vicente,

Perguntar-te-ia: há como conciliar os atuais (ou “o” atual) modos de globalização e o nível de consumo pretendido pela maioria da população (qe acaba querendo consumir mais e mais graças à mídia)!? Dito de outro modo: é possível, considerando-se o atual consumismo, que todos atinjam tal nível de acesso ao Capital!?

Continuemos a pensar...

Abração do prof.,

Donarte.