quinta-feira, 28 de maio de 2009

O problema do lixo

Entre tantos problemas enfrentados pelas grandes cidades, um se destaca como o mais preocupante, o que fazer com as toneladas de lixo que diariamente os moradores colocam na rua? É claro que o problema do lixo não é exclusivo das grandes cidades, mas é nelas que ele acaba se tornando um desafio para as administrações públicas.
- Formas de recolhimento e fontes de contaminação: Lixões ou aterros sanitários localizados na periferia recebem o lixo das cidades, É freqüentemente, porém, pessoas usarem terrenos abandonados ou a própria rua para esse fim.
Os aterros sanitários são locais onde o lixo é enterrado, e nos lixões ele fica depositado a céu aberto. Esses depósitos de lixo trazem grandes problemas para os habitantes da cidade, como a proliferação de insetos(moscas, baratas ) e ratos, que são transmissores de várias doenças. Os lixos atraem pessoas que procuram, neles objetos e alimentos que possam ser aproveitados. Essas pessoas estão sujeitas á contaminação, não só pelo manuseio do lixo, como também pela utilização do que nele foi encontrado. O lixo pode contaminar também o solo e as águas. A decomposição da matéria orgânica do lixo produz um resíduo ácido que polui os solos e as águas, denominado chorume.
- Diferentes lixos, diferentes soluções: Residências, indústrias, hospitais e usinas nucleares produzem resíduos distintos.
Lixo Domiciliar: É constituído em geral pôr sobras de alimentos, embalagens, papéis, papelões, plásticos,vidros, trapos, resíduos orgânicos na qual a solução é a reciclagem e inorgânicos.Entre tanto a reciclagem não é muito utilizada, pois a coleta seletiva implica um gasto maior por parte das empresas que prestam esse serviço, pois envolve maior número de caminhões e de funcionários, é necessária a conscientização da população. Reciclagem= reduzir, racionalizar, reutilizar e reciclar.
Lixo Comercial: É proveniente de estabelecimentos comerciais, como lojas, lanchonetes, restaurantes, açougues, escritórios, hotéis, bancos, etc.. Os componentes mais comuns do lixo são: papéis, papelões, plásticos, restos de alimentos, embalagens de madeira, resíduos de lavagens, sabões, etc..
Lixo Industrial: É o lixo que resulta dos processos de produção das industrias, ele varia de acordo com a industria, assim industrias metalúrgicas, alimentícias, químicas tem um lixo bem diferente, requerendo assim um tratamento especial. Por exemplo, na industria alimentícia os refugos (produção que não pode ser aproveitada) é vendida para fabricas de ração animal. Industrias metalúrgicas e de plásticos vende seu refugo para serem reciclado por outras empresas. As industrias químicas porem precisam tratar seu rejeitos, isso muitas vezes requer altos investimentos. O problema é quando ele não é tratado sendo jogado em rios ou queimados, o que polui o meio ambiente. Mas com investimento isso pode ser revertido, um exemplo bom é a cidade paulista de Cubatão que na década de 80 sofreu com a poluição e hoje graças ao investimento e pesquisa esta conseguindo reverter esse quadro.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Um bom texto Amada Taís Amado,

Mas seria o caso de fazeres um parágrafo, pelo menos, esclarecendo que o problema do lixo é também um problema decorrente da exclusão social pela qual passa grande parte de nossa população, ou não!?

O que achas!?

Abraço do prof.,

Donarte.