quarta-feira, 27 de maio de 2009

A escassez da água

Durante muito tempo, pessoas acreditaram que a água doce da terra era um recurso inesgotável, mas hoje enfrentamos problemas relacionados a escassez da água e algumas pessoas chegam a viver com apenas cinco litros de água por dia. Isso ocorre devido ao grande aumento populacional, o desperdício e a poluição.
Calcula-se que a água potável presente na terra seja de aproximadamente 12,5 mil km³ (menos da metade do que havia 50 anos atrás). Grande parte dessa água é utilizada na agricultura, atividades industriais e uso domiciliar. Apenas 2.7% de toda a água do planeta é doce e somente 0,6% da hidrosfera pode ser considerada aproveitável pelo homem. Para piorar, esse pouco de água está concentrado em algumas regiões da Terra, enquanto outras, como a África e a Ásia, sofrem pela sua carência. Por essa razão, estima-se que cerca de oitenta países podem entrar em guerras para disputar esse recurso.
Mesmo tendo o conhecimento de que a água potável está acabando e que sem ela não podemos viver, pessoas continuam desperdiçando e fazendo o mal uso da água. Torneiras vazando, banhos demorados, água utilizada para lavar carros e calçadas são um absurdo! E para piorar, continuamos a poluir o nosso bem mais precioso, o que agrava ainda mais o problema da disponibilidade da água. Se continuarmos desse jeito e não fizermos algo a respeito disso, nossas gerações futuras não usufruirão desse bem tão precioso, a água.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ué?!?!? Mas a água não é um recurso inesgotável!?!?

Sim ou não!? É ou não é?! Por quê?!

A água que existe numa região sempre existirá, não é mesmo!? Faz parte do chamado “Ciclo da Água”... Ela evapora, mas um dia volta a precipitar, não é assim!?

Pois é, Caroline, não é assim! Tens razão... Isso é fato. Mas por quê? Isso não ficou bem claro em teu texto...

Dica: teria algo a ver com os metais pesados?

Continuemos a pensar...

Abraço,

Prof. Donarte.