quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Potência do Século XXI



Eu escolhi falar sobre a China( Capítulo 36) porque acho muito interessante seu desenvolvimento meteórico. É um país com uma civilização muito antiga( mais de 4 mil anos) e que já foi imperialista e é socialista hoje em dia. Também nos dias de hoje, a China tem a maior população absoluta do mundo, com mais de 1,35 bilhões de pessoas. Devido tamanha taxa de habitantes, foi estabelecida a política do único filho, onde cada casal poderia ter apenas um procedente enquanto morasse num centro urbano, ou ter até dois, caso o primeiro fosse mulher e esta família morasse no interior.
Em 1º de outubro de 1947, foi proclamada a República Popular da China. Mao Tse-tung instaurou regime totalitário controlado pelo Partido Comunista Chinês, mas foi apenas em 1950 que resolveram investir na indústria pesada. Com mais baixos que altos, Mao governou a China tentando sempre impor seus pensamentos as pessoas e caçando-as se preciso. Se deu por isolar a China em escala internacional. Mao morreu em 1976 e seu sucessor( Deng Xiao Ping) realizou a revolução para a modernidade. Modo de produção capitalista, permissão para a entrada de dinheiro estrangeiro foram algumas das idéias de Deng para melhorar a economia da China e seus demais problemas. O governo chinês também não abriu mão de seu regime totalitário. Agora que havia um aumento de produtividade e maior quantidade de agricultores, o setor industrial se abriu para o mundo (1980), e pela primeira vez, viu o peso da concorrência. Exportações viraram prioridade governamental, mas a principal atração para os estrangeiros era a barata e disciplinada mão-de-obra chinesa. Em 1992, a Bolsa de Xangai começou a funcionar. Em 1997, Hong Kong voltou a ser da China, que desde 1842 pertencia ao Reino Unido, e isso aumentou muito o seu poder econômico. Nesse mesmo ano, morreu Deng Xiao Ping, dando lugar a Jiang Zenin. O novo governante continuou as reformas.
A China possui muitos recursos minerais e energéticos, áreas para a agricultura de algodão e trigo. Os chineses também têm que ter orgulho de seu país no quesito “Proteção do Meio Ambiente”, já que a luta do governo contra a poluição é muito intensa e como exemplo cito o fechamento de 840 mil pequenas empresas devido ao índice elevado de poluição apresentadas . Com seu poder de crescimento, a China já é chamada de Potência do Século XXI.



Mao Tse-tung, o severo governante chinês.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Booommm!!!

Baseado nisso, se te oferecessem um curso de mandarin, aceitarias!? Por quê!?

Abrção do prof.,

Donarte.