sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país bem desenvolvido, isso ocorre pois sua expectativa de vida é de 76 á 81 anos, à uma boa garantia de aposentadoria e tem um baixo índice de analfabetismo. A sua industria é pequena e pouco diversificada e está diretamente ligada a matérias primas agropecuárias ( carnes, laticínios...).
Sua exportação de latícinios geram 70 % de 12,5 bilhoões de dólares e tem uma parceria comercial com os Estados Unidos, Austrália, Japão e os países da União Européia. Este país te uma boa economia, mas tem dois grandes problemas sociais, um deles é a saída de jovens para outros países como a Austrália e os Estados Unidos à procura de melhores oportunidades e empregos. O outro problema é a população nativa, os Maoris, que são os imigrantes que vieram do leste da Polinésia em pequenas enbarcaçoes entre 1300 e 800 a.C., recentemente o governo tentou amenizar o problema, devolvendo parte do território que os antigos habitantes possuíam antes da chegada dos europeus.
Se localiza em duas grandes ilhas no sul da Oceania, que estão separadas pelo estreito de Cook, fazendo assim a Ilha do Norte e a Ilha do Sul. Tem belas paisagens e locais paradisíacos fazendo assim o turismo como grande fonte de trabalho, há montanhas cobertas de gelo nos seus picos e abaixo uma vegetação totalmente colorida, com todos os tipos de àrvores e flores, uma estimativa de os Brasileiros serem os seus turistas é de 2% que é pouco, mas não se sabe o certo porque os Brasileiros preferem os outros países.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Legal!
Poderias ter feito um parágrafo, ao menos, falando sobre as migrações de jovens brasileiros que vão para lá para colher laranjas...

- Que fator gera esse tipo de migração!?

- Ela é, na maioria das vezes, temporária ou não!?

- Em que condição vivem esses jovens lá!?

Continuemos pensando...

Abraço do prof.,

Donarte.