quinta-feira, 28 de maio de 2009

EUA, a superpotência mundial

Os Estados Unidos representa hoje em dia uma superpotência mundial, e é de certa forma até um exemplo para outros países. Para mim, não deveria ser um exemplo, pois, em parte, todo esse poder que eles têm não foi conquistado de forma justa. A superpotência de que falo se divide em agrícola, industrial e militar, sem falar que foi a primeira nação a se industrializar fora da Europa. Os Estados Unidos passaram de treze pequenas colônias na costa atlântica da América do Norte á única potência mundial e é um dos únicos países americanos que integram o G-8, fora eles apenas o Canadá. O contexto político e socioeconômico norte americano faz com que toda recessão no país represente uma recessão mundial, assim como qualquer retomada econômica ou crescimento industrial significa uma tendência mundial.
Em 1776 quando conquistou a independência da Inglaterra, os Estados Unidos iniciaram sua expansão territorial com a ideologia do Destino Manifesto, que era a certeza que eles tinham de que o povo norte americano tinha sido predestinado por Deus a ocupar e colonizar as terras que se estendiam até o pacífico. Durante o século XIX, a expansão para o oeste ficou conhecida como ‘Marcha para o Oeste’, na segunda metade do mesmo século, eles já ocupavam a parte do território que possuem hoje na América do Norte. Durante a primeira Guerra Mundial, os EUA se tornaram os principais fornecedores de matérias primas, alimentos e armamentos para os países aliados envolvidos no conflito. No fim da guerra eles haviam se tornado extremamente competitivo de grandes conquistas tecnológicas e industriais. A partir do início da década de 1990, com o fim da guerra fria, os Estados Unidos assumiram o lugar de única potência militar e econômica do mundo. Nenhum país, isoladamente, chegou um dia a fazer frente ao poder da nação norte americana.
Hoje, os Estados Unidos contam com mais de 14 milhões de desempregados, o número mais elevado desde 1983, e mais de 37 milhões de pessoas no país mais rico do mundo são classificadas oficialmente como pobres, e o tamanho dessa população vem aumentando há anos.

3 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Depois da leitura deste texto te faço apenas uma pergunta:

- São, os EUA, ainda, a maior potência do mundo!?

Pensemos sobre...

Abração,

Prof. Donarte.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Ah! A propósito, leia o texto imediatamente acima do teu...

muleka disse...

adorei o artigo sobre oas Estados Unidos.Estou estudando os EUA no colégio e esse trecho me deixou pensativa.Será se fossemos colônia de povoamento não seríamos talvez uma potência mundial;Já que os EUA é "injustamente" ,como diz o autor do artigo,uma super potência mundial(estou falando sobre o brasil,q era muito rico quando era colÔnia).bjsssssssss de Mileny Edouard-niterói-rj-brasil