sábado, 30 de maio de 2009

Cartografia

A cartografia é a representação gráfica do espaço geográfico, e este tipo de representação já é utilizada a muito tempo, mas não tendo toda a complexidade e exatidão que temos hoje pois a tecnologia foi fundamental para a conseguirmos dados mais precisos. Há muito tempo acreditavam que a Terra flutuava sobre a água, ou estaria apoiado em pilares firmes nos lençóis de água subterrâneo, até que concluíram o que se vê hoje nos mapas, mas para chegar a este ponto houve um grande processo de evolução.
As grandes navegações mudaram a maneira de olhar geograficamente, pois foi dessa maneira que descobriram que a Terra não era plana, e que havia muito a estudar e representar geograficamente. Assim, com novos conhecimentos adquiridos, houve grande progresso em várias áreas, não somente na cartografia, em que se mostrou maior. Nesta época começavam a fazer os mapas utilizados hoje em dia, um dos mais conhecidos desta época são os mapas Portulanos, em que era desenhado com objetivo das navegações, em que havia mais detalhes costeiros e deixavam em segundo plano os detalhes do interior dos continentes.
Em outra época, já mais recente, quando o conhecimento e reconhecimento dos astrônomos e matemáticos era maior, criavam os mapas com objetivos de administração e estratégia de guerra, o qual o mapa tem o nome de Mercator, onde a projecção é cilíndrica e a visão é eurocentrista.
A cartografia utiliza da arte e da ciência, a arte, pois é uma representação gráfica, e científica porque procura o apoio científico na coordenação de determinações astronômicas e matemáticas e nas noções topográficas e geodésicas.
Comparando a cartografia de sua origem e comparada ao que temos hoje, a cartografia se torna quase irreconhecível, pois a tecnologia avançou muito, pois hoje em dia podemos utilizar o sistema GPS, satélites e inúmeras outras tecnologias.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Perguntar-te-ia: a Cartografia é uma arte, é uma mentira, ou é uma ciência!? Pense sobre...