terça-feira, 26 de maio de 2009

O fim da URSS

O Fim da URSS
A URSS foi o primeiro país a adotar, a partitr de 1922, o regime socialista sob a forma de um governo autoritário: a ditadura do Partido Comunista. Sob esse regime, o país assumiu o lugar de potência mundial e durante muito tempo conseguiu competir tanto com os Esados Unidos, como o Reino Unido, Alemanha e Japão.
Entretanto, na década de 1980, a economia soviética começou a dar mostras de que tinha perdido a competição com a rival capitalista.
Mas, afinal, porque a segunda economia do mundo faliu?
Vários fatores contribuiram para que isso ocoresse:
  • Gastos excessivos nos setores espacial e bélico, na tentativa de ultrapassar as realizações norte-americanas na corrida armamentista.
  • O fato de o país ser formado por repúblicas anexadas à força pelos soviéticos e que sempre esperaram recuperar a antiga autonomia.
  • Mecanismos da economia planificada que tornaram o país impossibilitado de competir, no mercado mundial, com a qualidade dos produtos fabricados por países capitalistas.
As Várias fases da CEI
Com o fim da URSS, caiu a "Cortina de Ferro" que escondia a verdadeira realidade das repúblicas soviéticas. Só agora, após a desintegração da grande potência socialista, é possível saber um pouco mais sobre esses países, até então escondidos dentro de uma realidade maior, a URSS.
Fazem parte da CEI:
  • Repúblicas européias: Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
  • Repúblicas da Ásia Central: Casaquistão, Usbequistão, Turcomenistão e Quirguízia.
  • A Rússia, que se estende pelos dois continentes, embora sua parte mais importante do ponto de vista econômico e de ocupação humana esteja situada na Europa.
As Repúblicas européias da CEI

As repúblicas européias da CEI reúnem a maior parte da população da comunidade, como a Ucânia e Belarus. Exemplos de países europeus da CEI: Ucrânia, Belarua, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.

As Repúblicas da Ásia Central

A região procura recuperar seu lugar na história, uma vez que sempre foi uma passagem estratégica para o Extremo Oriente, principalmente para a China. Exemplos de países asiáticos: Usbequistão, Turcomenistão, Casaquistão, Tajiquistão e Quirguízia.


Mapa da ex-URSS

Medalha da URSS

Socialismo

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.
Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porém, não é possível fixarmos uma data certa para o início do comunismo ou do socialismo na história da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidência na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, após o ano de 1840 (Comuna de Paris).
Na visão do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas até a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia é que seria possível a ascensão dos trabalhadores.
A sociedade visada aqui é aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condições de vida e de desenvolvimento, com os mesmos ganhos e despesas. Alguns países, como, por exemplo, União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas idéias no século XX. Porém, após algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acúmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a União Soviética que iniciou este processo, durante o governo de Mikail Gorbachov ( final de década de 1980), que implantou um sistema de abertura econômica e política ( Glasnost e Perestroika ) em seu país. Na mesma onda, o socialismo foi deixando de existir nos países da Europa Oriental.
Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantém plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econômico dos Estados Unidos, o líder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a repressão e a ausência de democracia.

Comunismo

O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
As idéias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, é "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels.
O grande marco histórico do comunismo foi a Revolução Russa de 1917. Podemos citar também, neste contexto, a Revolução Cubana que ocorreu em 1 de janeiro de 1959.
Outros importantes teóricos do comunismo foram: Rosa Luxemburgo, Antônio Gramsci e Vladimir Lênin.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Baseado nesta tu boa apresentação, que tenta dar conta da diferença entre o socialismo e o comunismo, cabe a pergunta: qual é, afinal, a diferença entre socialismo e comunismo!?

Outra pergunta soma-se a esta: se, em tese, o comunismo é tão bom, tão preferível e tão superior (no que se refere à igualdade e ao entendimento entre as pessoas), por que não dá certo, ou ainda, porque não acontece nas sociedades humanas!?

Continuemos pensando...

Abração do prof.,

Donarte.