domingo, 31 de maio de 2009

O Uso da Energia no Mundo

Desde que o homem passou a usar outros métodos de energia, que não a dos animais e da força humana, os combustíveis fósseis e outras fontes mais modernas tornaram-se imprescindíveis na vida de cada indivíduo. Sendo responsável pelo progresso da economia e a comodidade da humanidade, entre outros. Países favorecidos pela natureza com essas “maravilhas”, passaram a ser privilegiados na economia industrial.
A energia nos favorece em muitos pontos, nas escolas, nas empresas, nas casas e ruas. Usufruímos do lazer de navegar na internet, até de elaborar grandes projetos profissionais etc. Deste modo, consumindo nossa energia. A essencial necessidade de tomar banho, acender as luzes de nossas casas, esquentar a mamadeira do bebê no microondas, itens que fazem parte de nosso cotidiano e que sem a energia, não seriam possíveis.
Com o consumo exagerado da energia, serão causados muitos transtornos, prejudicando a cada um, a nós mesmos. O corte da energia elétrica não aparenta, mas é extremamente ameaçador. O prejuízo seria enorme, da parte industrial e comercial, sem falar nos aeroportos, no trânsito das metrópoles, nos hospitais e escolas. Isso demonstra a nossa total dependência da eletricidade e do uso das fontes de energia em geral e, mesmo como as pessoas conscientizadas em relação a isso, somos capazes e cometemos diversos deslizes.
Até 2020 o consumo de energia irá aumentar 60%, prevê um relatório internacional sobre energia realizado pela ONU. Os grandes causadores são os países emergentes, como o Brasil, que consumirão 4% de energia anualmente em onze anos. Isso se deve por seus crescimentos populacionais obterem um nível maior em relação aos países industrializados. Além de nos países desenvolvidos não existir uma explosão de consumo por equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar.
Finalizando, comigo tenho que não se tem o que fazer devido aos crescimentos populacionais dos países em crescimento e a tecnologia não tão avançada.E, incluindo, a ignorância e imaturidade da maior parte da população. O gesto de cada um, pode mover o futuro, e mesmo esta frase sendo clichê, penso que é a mais verdadeira em relação ao que estamos passando. A maior causadora deste distúrbio futuro de energia é a falta de conscientização no globo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Aléxia,

Para ti, eu faria a mesma pergunta que fiz para a Bruna (texto imediatamente abaixo do teu!)! O que achas!?

Abração,

Prof. Donarte.