sexta-feira, 29 de maio de 2009

A globalização da pobreza : Desigualdades e novas migrações

O crescimento da economia mundial no séc. XX foi marcado por duas características principais : o crescimento acelerado e a distribuição desigual em vários lugares do mundo .
De 1950 a 2000 o PIB mundial aumentou oito vezes enquanto no mesmo período a população passou de 2,5 bilhões para 6,1 bilhões . Em virtude do progresso tecnológico ,o crescimento da produção se manteve muito acima do crescimento demográfico ,dando lugar a uma triplicação do PIB. Entretanto ,existem grandes diferenças na distribuição da renda.
As mais altas taxas de desnutrição no mundo em 2002 segundo a ONU ,estavam concentradas nos países da Africa , Ásia e América Latina . A pobreza também causa um forte impacto sobre o meio ambiente , pois a falta de recursos provocou sua degradação . Hoje em dia 1,2 bilhão de pessoas vivem em “extrema pobreza” ,ou seja ,com menos de 1 dólar por dia . Fomo ,doenças ,analfabetismo e baixa espectativa de vida são características dessa população . Além disso cerca de 10 milhões de indivíduos não podem satisfazer suas necessidades básicas de habitação ,vestuário e alimentação .Quase 1,1 bilhão de pessoas estão em estado de desnutrição. Em 1992 , na ECO- 92,realizada no Rio de Janeiro , a ONU esperava reduzir pela metade esses índices até 2015 ,mas em 2002 constatou-se a impossibilidade de alcançar essa meta.
O IDH é considerado o mais amplo indicador socioeconômico mais completo por levar em consideração a expectativa de vida , o grau de escolaridade e a renda per capita. IDH é a média desses três aspectos e varia de zero a um , sendo quanto mais próximo de um ,melhor o desempenho do país . Ele foi criado na década de 1990 para avaliar e comparar os padrões de vida no mundo . Outros índices também são empregados para determinar as desigualdades , como índice de condição de vida ,índice de pobreza humana e índice Gini (mede a concentração de renda em certos setores da população de um país .
Há vários motivos para as migrações , um deles é o econômico , muitos habitantes de países subdesenvolvidos vão buscar oportunidades em países desenvolvidos . Aqueles que conseguem entrar nos países ricos enfrentam inúmeros problemas . Geralmente ilegais ,realizam trabalhos que os habitantes locais não se dispõem a fazer .
A imigração ilegal traz outro problema : o tráfico de imigrantes . É um negocio lucrativo que cresce cada vez mais .Esses traficantes aproveitam-se do desespero das pessoas e prometem conduzi-las de maneira segura aos destinos pretendidos ,e cobrando altas quantias . Mas não é isso que acontece ,exemplos malsucedidos dessa prática são noticiados em jornais de vários países e na maioria das vezes o número de mortos é muito elevado . Além disso os imigrantes ainda enfrentam discriminação em sua nova pátria .
Se pegarmos como exemplo os Estados Unidos veremos que a taxa de crescimento da população hispânica aumentou em 60% ,enquanto o total de habitantes aumentou em 13,,2 % .Porem o alto percentual de hispânicos não significa que eles estejam integrados a sociedade do país . Os latino americanos ,no geral ,vivem segregados ,formando colonias de acordo com sua nacionalidade.
Outros motivos para as migrações são os políticos e religiosos , grande parte dos imigrantes são refugiados , que fogem de guerras ou perseguições (politicas ,religiosas ,raciais.) , também há os deslocados internos , eles sofrem perseguições dentro do próprio país , sem poder contar com a proteção do governo ,neste caso fica mais difícil que a pessoa receba assistência .

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Vanessa,

Dê uma lida no texto do Vicente (o imediatamente abaixo do teu - posterior ao teu)... Faço para ti a mesma pergunta que fiz para ele. Obs.: vide comentário ao texto dele...

O que achas!?

Abraço,

Prof. Donarte.