segunda-feira, 6 de julho de 2009

Epidemias que infectaram o planeta.

Asiática

Foi a primeira epidemia de gripe mundial. Teve sua origem na Ásia e chegou à Europa em 1510. Na época, acreditava-se que era transmitida pelo vento. Teve três grandes ondas entre os séculos 16 e 19.


Espanhola


Surgiu no final da 1ª Guerra Mundial. Matou 20 milhões de pessoas em menos de ano (1,5% da população mundial). A doença chegou ao Brasil em 1918. Entre as vítimas que fez está o ex-presidente Rodrigues Alves. Apesar do nome, teve origem na China. Ficou conhecida como espanhola entre os brasileiros porque os primeiros casos ocorreram após a chegada de um navio de imigrantes vindos da Espanha. Aqui, fez 35 mil vítimas.

Frango

Em 1997, o vírus HSN1 fez quatro mortes em Hong Kong e colocou o resto do mundo em alerta. Antes, ele atacava apenas aves. Mas por uma mutação genética, passou a se instalar em humanos. Para evitar uma pandemia, o governo chinês foi obrigado a sacrificar 1,4 milhão de frangos.

Hong Kong

Causada por um vírus transmitido pelas aves para os seres humanos. Ocorreu em 1968 e matou mais de 46 mil pessoas.

Aviária

Em 2005, o H5N1 (mesmo vírus da gripe do frango) voltou a atacar em um novo surto epidêmico. Milhares de aves foram abatidas na China e em outros países asiáticos, mas isso não impediu que pessoas acabassem infectadas. Os especialistas afirmaram em notícias à rede de notícias BBC que, caso o H5N1 sofresse nova mutação e se tornasse mais facilmente transmissível, 150 milhões poderiam morrer em todo o mundo.


Essas epidemias citadas acima interferiram na expectatica de vida de alguns países, algumas causando a morte de muitos, outras de um pouco menos pessoas em outro país.
Porém o certo é de que essas epidemias deixaram um vazio nas famílias de pessoas contaminadas que vieram à morrer, e para a ciência deveria se pensar em curas mais rápidas quando se tratar de epidemias, pois se investem tanto em auomóveis, aviões, "robôs, porque não pensar um pouco mais na saúde da população?
Assim, que possamos esperar uma atenção ainda maior da ciência à nós seres humanos, contra essas doenças que podem acabar com a vida de multidões.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Parar de investir em automóveis e robôs e cuidar de resolver algumas doenças pode ser uma boa! Qual tal!? O que precisa mudar para que isso ocorra!?