terça-feira, 7 de julho de 2009

Epidemias!

Epidemias é um assunto meio complicado de se escrever. Cada um tem uma opinião diferente. Essa “gripe do porco” por exemplo, algumas pessoas são tão neuróticas que saem comprando remédio contra essas epidemias já pra se prevenir, e as pessoas que realmente precisam chegam na farmácia e não tem mais.A gripe AH1N1 é uma gripe qualquer que as pessoas estam tratando como um monstro. E quem fez todos pensarem assim, foram os governos. Elas dão alerta geral e as pessoas automaticamente querem se prevenir. Mas elas não percebem que é como uma gripe qualquer, como todas as outras.

As outras gripes que matam de verdade, todos já esqueceram. Quantos casos de febre amarela tem no país por mês, muito mais que dessa nova gripe. Mas não é só as gripes que assustam, o caso da AIDS por exemplo. Todo mundo correu pra fazer exame de sangue, algumas pessoas que achavam que tinha “algum sintoma” se internaram no hospital já pra curar. Assim a sociedade prova que gosta de sofre. Se tu viver uma vida normal, sem preocupações, nada disso te afeta. Nenhuma gripe nem nada.

Todas vacinas novas que aparecem, faz fila no SUS e quem acaba precisando mesmo dela chega na hora e não tem mais.

A TV exagera um pouco nos assuntos, só pra deixar dramático e as pessoas que “acreditam” nela ficam em pânico. Ela só noticia os fatos ruins, deveriam noticiar os bons também, por exemplo o jogador de basquete citado no texto. Ele conseguiu reduzir a zero sua AIDS. Isso é fantástico pra medicina.

Acho que as pessoas deveriam parar de olhar só pro mundinho delas e olharem ao redor. Não é só televisão que existe, e eu não vi até hoje um caso confirmado dessa nova gripe. O rapaz que morreu lá de Erechim, morreu de pneumonia, isso sim, isso mata e já foi comprovado, mas o resto, o resto é tudo história.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Gabi,

Temos que fazer a crítica do que escrevemos antes mesmo de “postar”. O governo (o Estado como um todo) não está dando “alerta geral” nenhum! E, como se sabe, não adianta comprar antigripal para prevenir gripe nenhuma, quanto mais a A H1N1 (não se deve mais falar em “gripe do porco”)... Hehe! Atenção! Ah! E a A H1N1 não é uma “gripizinha” qualquer... Veja:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/07/090713_gripesuinaestudo_np.shtml

Concordo com algumas coisas, tais como:

1) Muitas outras doenças ainda em atividade acabam sendo esquecidas pela mídia (e conseqüentemente pela maioria), tais como, a esquistossomose (causada por um pequeno molusco), a febre amarela (de que falaste) e outras próprias de países pobres...

2) No caso da AIDS se a pessoa tem uma vida “normal” (como tu escreveste) não tem com o que se preocupar, não é mesmo?!

Abração do prof.,