terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativa de vida x Epidemias

A expectativa de vida nada mais é do que a relação de condições que um estado apresenta (sanitaria, médica, educacional, etc) e a perspectiva de idade que os habitantes deste estado viverão.
Ao passar dos anos as condições do ser humano para viver foram melhorando, se aperfeisoando e com isso a expectativa de vida também melhorou. Dados mostram que na Antiguidade tinhamos uma média idade para mortos de 35 anos, após este período no século XVII essa expectativa aumentou para 45 anos.
Poré, vamos olhar para a nossa sociedade no período atual, século XXI. Pegando de exemplo o Brasil. Onde existe mais crianças? Nas camadas sociais mais baixas. O que acarreta saneamento básico, educação inferior e condições sociais de menor qualidade. Isso faz com que a massa de crianças que não chegam a completar 12 meses de vida, morram. Ao morrerem crianças, nós temos um número elevado de idosos, olhando de uma forma geral, percentualmente falando. Ou seja, o percentual de idosos só aumenta com o passar do tempo, e a perspectiva é de continuo aumento. Por isso o Presidente do Brasil criou tantas leis que beneficiam aos idosos.
Então, se com o passar dos anos as condições para sobreviver foram melhorando, podemos dizer que está duto ocorrendo de forma perfeita no nosso século? Não. Infelizmente em contra mão disso temos epidemias, que historicamente falando começaram com a peste negra e hoje temos outras doenças como por exemplo a AIDS. É verdade que a culpa em parte é dos governos, porque ter epidemias dentro do estado que você governa é ruim. Então o que se faz? Se esconde as coisas, de deixa em segredo, até o momento máximo, o memento que a situção já está fora de controle, ainda bem que a medicina evolui muito rápido e com ela os tratamentos para essas doenças que podem causar a morte, isso é graças as condições de educação e saúde que falamos no assunto anterior. Então o que precisamos é sabermos nos prevenir das doenças, porque vale mais prevenir do que remediar.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Guilherme,

Gostaria, se for possível, que tu explicasses melhor o seguinte ponto de vista elaborado por ti:

“Onde existe mais crianças? Nas camadas sociais mais baixas. O que acarreta saneamento básico, educação inferior e condições sociais de menor qualidade. Isso faz com que a massa de crianças que não chegam a completar 12 meses de vida, morram. Ao morrerem crianças, nós temos um número elevado de idosos, olhando de uma forma geral, percentualmente falando. Ou seja, o percentual de idosos só aumenta com o passar do tempo, e a perspectiva é de continuo aumento.”

Escreva mais a respeito disso...

P.s.: Releia teu próprio texto para eliminar alguns errinhos de grafia!