terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativa de vida / Epidemias

A expectativa de vida trata-se de número médio de ano que um indivíduo pode esperar viver. Devido ao avanço tecnológico em relação a área da saúde , essa média de anos da população aumentou espantosamente de forma positiva relacionada com os séculos passados, onde por volta do século XVIII a humanidade não conseguia atingir nem a faixa de 45 anos, comparado com os dias de hoje que a população atinge até 71 anos é um fato surpreendente .

Devido ao surgimento de certas epidemias, ou até mesmo na pior das hipóteses a pandemias, podem causar certas alteração em relação a expectativa de vida dos indivíduos como em 1918 uma pandemia de gripe que se espalhou em todo o mundo infectando cerca de meio milhão de pessoas e causando a morte de cinqüenta milhões.

Atualmente existe uma pandemia que vem se espalhando cada vez mais, que séria a gripe AH1N1, que antecessor mente era chamada de gripe suína logo o nome foi modificado devido a um mau entendimento da população, sua expansão está sendo de certa forma controlada devido ao grande avanço tecnológico na área da saúde. A gripe AH1N1 se espalhou em mais de 5 mil pessoas e causando a morte de 61 (informação retirada no dia 11 de junho), agora em minha percepção acredito que está doença não seja tão gravíssima como a mídia procura demonstrar, já que milhares de pessoas se livraram facilmente tomando as devidas precauções alguns casos a gripe causa até a morte mas se observarmos são pessoas que apresentavam outros problemas de saúde ou não seguiam as medidas aconselháveis para o enfraquecimento do vírus, acho que hoje em dia o mundo está em melhores situações de enfrentar doenças como pandemias!

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Thiago Couto,

Com relação a “pouca força” da A H1N1, não sei se posso concordar inteiramente com você... Sabe-se que estamos na chamada “primeira onda” da doença. Sabe-se que, em pandemias, há a chamada “segunda onda” (que sempre é mais forte e letal!)... Então, não querendo ser alarmista: aguardemos as “cenas dos próximos capítulos”...

Abração,

Prof. Donarte.


P.s.: para ir além, ler:

1- http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u591247.shtml

2- http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Ministro-da-Saude-do-Brasil-admite-uma-possivel-segunda-onda-no-pais.rtp&article=218615&visual=3&layout=10&tm=7

3- http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/07/090713_gripesuinaestudo_np.shtml

4 - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090702_gripesuinagb_np.shtml