sexta-feira, 17 de julho de 2009

Expectativa de Vida x Epidemias

São dois assuntos nos quais eu nunca havia parado para pensar relacionando-os. Ao fazer isso, é incrível descobrir o quanto estão ligados, por exemplo, as epidemias interferem diretamente na expectativa de vida.
Expectativa de vida é nada menos que a duração de vida, em anos, em que a população atinge. Com o aumento da tecnologia e outras coisas mais, é possível que essas taxas aumentem, tornando cada vez maior o número de idosos, vencendo a morte que insiste em chegar, mas perante tantos recursos, sobrevivem.
Os problemas em relação à população (parte deles) começam a aparecer ao ser detectada uma nova epidemia, isto causa grandes mudanças na população, que tende a diminuir muito e rapidamente. Hoje em dia estamos em uma situação de pandemia da gripe H1N1. Um vírus que vem se expandindo pelo mundo todo se tornando cada vez mais forte, uma vez que não se manifesta em seu hospedeiro, pode vir a causar danos mais graves no próximo.
Essa gripe já matou muitas pessoas, na Argentina, por exemplo, foi anunciado situação de emergência, pois, grande maioria das pessoas que foram para lá, sendo em viagens de negócios ou a lazer nos últimos tempos têm voltado doentes, sem falar nos próprios habitantes do país que já não sabem o que fazer.
Isso tudo vem interferindo cada vez mais na expectativa de vida atualmente, pois, não basta apenas ter uma boa qualidade de vida, é claro que isso "ajuda", mas não é o bastante para se prevenir da gripe. Ter um uma taxa de imunidade no organismo facilitaria muito, mas sendo assim, faz com que o vírus se fortaleça cada vez mais. Em minha opinião devem-se tomar atitudes mais "firmes" em relação à precaução dessa doença, uma vez que só nos passam aquilo que querem que nós saibamos, a não ser que cada um por si vá atrás, procurando se informar sobre o assunto. Se fosse possível que chegasse a nós, cidadãos a real gravidade do problema, evitariam boatos e instruções de prevenção precárias.

Escrito por Márcia Thiele.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Aline,
Atualmente, o que você tem a dizer sobre a A H1N1!? Era tudo isso que a mídia dizia!? Por que a mídia não mais fala nela (ao menos não mais na intensidade de antes)?
Reveja as tuas afirmações e reflita para veres se, hoje, repetirias algumas delas...
Abraço,
Prof. Donarte.