domingo, 5 de julho de 2009

A interferência das epidemias na expectativa de vida populacional.

Expectativa de vida é a media de comparação e previsão de quanto um indivíduo irá viver. Para países, a média se deve à população inteira. Quanto maior for a expectativa de vida do país, mais a população viverá. E quanto menor for, viverá menos. Com a tecnologia em constante crescimento e avanços da medicina, a expectativa de vida vem aumentando (na antiguidade que era de 35 anos, agora está em 73 na maioria dos países), o que é muito bom para os seres humanos. O Brasil tem sua expectativa de vida em torno de 71 anos. Fica a dúvida: se nos tornarmos “imortais” algum dia, onde agregaremos tantas pessoas?

As epidemias são doenças contagiosas que se espalham pela população. Quando constatadas, geram pânico entre todos, principalmente se a doença for desconhecida. Quando a contaminação se espalha por vários países, passa a ser considerada Pandemia. Mesmo sendo um problema seríssimo, países como a China preferem, ao saber de uma suposta epidemia, esconder das pessoas, aumentado assim seu perigo. Na atualidade, há uma doença chamada de: Gripe Suína ou Nova Gripe ou Gripe A(H1N1) que vem aterrorizando o mundo. Por ser uma doença nova, nós não temos a cura para a mesma, o que nos torna muito mais vulneráveis.

As epidemias são um dos problemas que podem diminuir a expectativa de vida global, pois, por serem doenças contagiosas, podem até acabar com grandes populações dependendo de sua intensidade.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rafael,

Na era da tecnologia, não estaria tu superestimando as epidemias!? Compare-se, por exemplo, o caso na “nova gripe”, a A H1N1, para a qual já estão sendo testadas vacinas...

O que achas disso!? Alguém poderá com a tecnologia do “todo poderoso homem”!?!?

Obs.: claro que escrevo isso nesse tom só para provocar...

Continuemos pensando...

Abração do prof.,

Donarte.