segunda-feira, 6 de julho de 2009

Expectativa de Vida e as Epidemias

Posso nunca ter parado pra pensar na semelhança e o quanto ambas caminham lado-a-lado. A expectativa de vida de uma população nada mais é do que a idade média em que as pessoas da mesma costumam atingir. Com o surgimento de alguma epidemia esse número conseqüentemente irá sofrer grandes alterações.
Enquanto algumas nações estão cada vez mais conseguindo controlar suas variáveis podendo até dobrar seu número de idosos em cerca de alguns anos, como o Brasil, outras não conseguem fazer com que sua população atinja aos 40 anos em condições ‘normais’ para uma pessoa de mesma idade, assim como na África Central.
Muito importantes são também os recursos. Quanto mais recursos uma população obtiver, maior será sua qualidade de vida e, assim, maior será seu tempo de vida.
Alguns estudos que vêm sendo feitos recentemente mostram que a expectativa de vida pode chegar aos 120 anos daqui a algum tempo. Acredito que seja possível que a mesma ocorra, porém não sabemos o que pode ocorrer até lá. Este ano fomo surpreendidos com um novo tipo de gripe, inicialmente chamado de “Gripe Suína”, que devido à má interpretação de grande parte da população sofreu alterações no nome até chegar ao que chamamos de “Gripe AH1N1”.
Assim como no Brasil, em outros países também vêm sendo criadas leis a favor dos idosos, com o objetivo de protegê-los cada vez mais. Por quê? Acredito que possa ser com o intuito de futuramente usá-los para pesquisas, buscando sempre a cura para a morte, como relata o texto, ou ‘simplesmente’ para a “poção rejuvenescedora”. Será? Será que seriam tão egoístas a ponto? Talvez. O que eu tenho certeza é que a cada ano que passa estamos nos dando conta de o quão importantes os idosos são e serão para nós ao longo dos tempos.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Kristal,

E por que a expectativa de vida é tão desigual no globo!?

Att,

Prof. Donarte.