terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativa de vida x Epidemias

Com o avanço tecnológico, cada vez mais será possível curar ou previnir doenças, prolongar a vida do ser humano, deixando-o jovem por muito mais tempo e, consequentemente, aumentando sua expectativa de vida. Entenda-se expectativa de vida pelo úmero médio de anos que uma pessoa espera viver, submetida a fatores como saúde, educação, segurança, cultura, lazer, finança...
O número de idosos por criança (no Brasil) dobrou nos últimos tempos, isso pela longevidade e por causa da queda da taxa de fecundidade, ou seja, a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Todo esse avanço é consequência da melhor qualidade de vida em que o brasileiro vem se submetendo. Assim, o idoso vai adquirindo mais respeito e garantindo seus direitos. Se hoje a pessoa que completa sessenta anos já é considerada idosa, com a progressão da tecnologia e, por conseguinte da expectativa de vida, essa “idade idosa mínima” terá que se prolongar também.
As pessoas almejam uma vida longa, feliz, de muito sucesso e paz. Esse desejo é tão forte que o homem de hoje está vivendo para descobrir um meio de viver cada vez mais. Será que o ser humano quer viver para sempre? Penso que as pessoas não desejam morrer, querem estar com quem gostam e experimentar de tudo um pouco... mas será que isso é bom? Será que não tem que ter uma hora de colocar um “ponto final” e deixar que outras pessoas venham ao mundo para fazerem a sua parte e descobrir o que já descobrimos? Eu penso que pensar dessa maneira, concordando com os questionamentos, é ser egocêntrico e mesquinho.
No final da Revolução Industrial, a saúde se remodelou. As condições médico-sanitárias progrediram absurdamente, então a medicina foi disparando, os remédios se aprimorando, e hoje, os cientistas querem descobrir curas para doenças que jamais pensaríamos existir, como a AIDS.
A AIDS – síndrome de imunodeficiência adquirida - virou epidemia no final do século XX. Hoje, algumas pessoas se submetem a experimentos da cura da doença. Alguns desses indivíduos foram bem sucedidos, cujo HIV não fora mais detectado em seu sangue. Atualmente, vivemos uma pandemia, onde o vírus H1N1 se alastra rapidamente, causando mortes em vários países. Ainda não se descobriu um remédio para a cura da doença, a população apenas se previne com o auxílio de informações que lhe são transmitidas. Será que, como a AIDS, a gripe A H1N1 terá cura?
Muitas vezes, o próprio governo omite informações sobre as doenças que podem causar perigo à população. Estes não querem deixar de ganhar dinheiro ou deixar que o capital não circule no comércio. Algumas vezes não informam a população (talvez achem que não vai virar epidemia), para a população não deixar de consumir. Isso faria mal às indústrias, à produção, ao comércio e ao próprio governo.

4 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Excelente texto, Kimberley!

Colocas questões éticas centrais, tais como: “o homem está prolongando cada vez mais a vida. Será isso certo!?”. Soma-se outra questão à anterior: na verdade as pessoas acabam retardando a morte e não prolongando a vida! Claro que isso não acontece em todos os casos, mas, o que se verifica, com freqüência, é que a pessoa, acometida por um câncer, por exemplo, acaba tendo a vida prolongada em muitos anos, mas essa vida acaba sendo sem qualidade: seções de quimioterapia, medicamentos, etc... É claro que se deve buscar e lutar pela vida SEMPRE! Mas, como tu mesmo escreveste: “Será que o ser humano quer viver para sempre [...] Será que não tem que ter [...] um ‘ponto final’”... Bom... São questões bastante sérias, sobre as quais a gente pode/ deve pensar. Mas temos de fazer isso com seriedade e responsabilidade, pois, nesse exato momento, muitas pessoas estão lutando pela vida: na fila da doação de órgãos, por exemplo – e tudo isso é a tecnologia (as vezes criticada de maneira leviana) que nos fornece. As tuas reflexões nos trazem de volta a realidade da vida: a vida passa! Assim, podemos concluir que temos muitas responsabilidades a cumprir aqui, bem como, muitos momentos de vida (verdadeira vida) pela frente! Procuremos fazer isso com saúde e lutemos sempre pela nossa expectativa de vida!

Abração do prof.,

Donarte.

Kimberley disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kimberley disse...

Donarte,

Estava lendo aquele texto que tu postaste sobre o patriotismo do brasileiro. No final do mesmo, Paulo Vellinho coloca a política brasileira como ironia para mostrar o 'orgulho de ser brasileiro'.
Envolvendo a política, a preocupação que os políticos têm para com a sociedade que 'dirigem', e o orgulho que todos dizem que temos que ter do nosso Brasil, veja esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=e5rPIG2lpYQ&feature=related

Obrigada,

Kimberley.

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Pois é, Kimberley!
Esses são os nossos homens públicos (políticos e mídia)!
Ainda essa semana (dia 20 de jul.), estava ouvindo os empresários responsáveis pelos negócios com a carne de porco. Eles estão muito preocupados com a queda nas vendas da carne de porco. Eles argumentam que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais deste tipo de carne (é o 3º, atrás de China e EUA), e, até agora, a mídia não tem feito nada para ajudá-los.
Em outras palavras eles querem que a mídia e os políticos (tais como o Serra) digam que o porco não tem nada a ver com a AH1N1. O presidente do setor teve o disparate de dizer que: “eles têm de cuidar para que um humano não contamine um porco” – visto que, até agora, no Brasil, a gripe não está sendo transmitida pelos porcos, mas entre humanos. Pode isso!?
A nossa saúde anda como anda, jogada às traças, e agora os políticos e a mídia vão ter de se preocupar com os porcos, ao invés de se preocupar com as pessoas!? Penso que isso gera um debate ético e político prático: quem é mais importante!? Uma pessoa ou um porco!? Em que área concentrar esforços?! Na suinocultura ou na saúde!?
Continuemos a pensar...
Ah! A título de curiosidade:

1) em 2005 algo estranho aconteceu nos campos da China (maior produtor mundial de carne suína). Veja: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86105.shtml
Estranha esta doença misteriosa, não!?
2) Para saber um pouco mais sobre a produção de carne de porco no mundo, ler: http://www.3tres3.com.pt/buscando/buscando.php?id_ficha=504

É isso aí!
Abração do prof.,
Donarte.