terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativa de vida e Epidemias

Com os avanços da medicina vem-se determinando um gradativo aumento na expectativa de vida. Há cem anos, a expectativa de vida mal ultrapassava trinta anos de idade. Atualmente, em alguns países nórdicos, quem nasce hoje já tem uma expectativa de vida de cem anos. No entanto essa tendência pode se reverter em razão das crescentes epidemias no mundo. No mundo já ouve grandes epidemias passando para fases elevadas considerando pandemias, nas quais muitas pessoas acabaram morrendo. O mais recente caso de uma epidemia no mundo é a Influenza A (H1N1) que no dia 11 de junho de 2009 passou para fase seis consolidando uma pandemia, essa nova pandemia para muitos é só mais uma em nosso meio, porém o que para muitos pode parecer apenas uma gripe, pode se tornar uma doença extremamente perigosa, recentes estudos feitos no Brasil mostram que após o vírus ser encubado ele acaba sofrendo mutações podendo oferecer resistência as vacinas (que ainda não estão disponíveis).
Estamos em um tempo em que apesar de toda tecnologia que obtemos que podem nos ajudar, o ser humano ainda sim é muito frágil contra doenças que surgem.
Se pararmos para pensar, veremos que o futuro da humanidade está à beira de um colapso, o fim da humanidade está muito próximo, diante de muitos desastres ambientais e devastações de florestas no mundo, a destruição do planeta está visível, conseqüentemente a humanidade, mas como sempre aos olhos do poder o dinheiro fala mais alto, uma frase que coloca bem essa situação é “o maior cego é aquele que não quer enxergar”. De acordo com os acontecimentos creo que quando estiverem a um passo do abismo o poder abra os olhos, mas nesse momento não haverá mais o que fazer.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Texto com final meio catastrofista, não!? A esperança, cadê!?