segunda-feira, 6 de julho de 2009

Interferência de epidemias na expectativa de vida.

Sabemos que a expectativa de viça é o tempo em anos que uma pessoa vai viver em um determinado território, é claro que a expectativa de vida depende de vários fatores,principalmente da qualidade de vida, ou seja quanto maior a infra-estrutura do lugar onde a pessoa esta vivendo, quanto maior a tecnologia na área da saúde, quanto mais seguro o local for, maior será a expectativa de vida que a pessoa vai ter.
As vezes alguém pode ter todas as condições citadas acima mas, pode vir a falecer muito mais cedo do que esperado, esse fato pode vir a acontecer graças a epidemias.
As epidemias são doenças contagiosas que se espalham rápida e incontrolavelmente pela população mundial; Já no século XIV tivemos uma epidemia terrível, a peste negra que matou um terço da população européia; A aids também é uma epidemia mundial terrível, é rapidamente espalhada por contato sexual, por duas pessoas usufruírem a mesma seringa, essa doença foi detectada em 1981 e até hoje não foi encontrado nenhum método de cura, só a prevenção que principalmente é feito com o uso da camisinha.
Nos dias de hoje existem duas epidemias fortíssimas que prejudicam muito a expectativa de vida das pessoas, essas são a “H1N1” e o uso de CRACK.
A H1N1 também popularmente conhecida como “gripe suína’’ anda matando muita gente, é claro que atualmente pessoas com maior qualidade de vida tem muito mais chances de sobreviver e vencer o vírus do que uma pessoa que não tem nem o que comer, nem água potável ou seja que não tem qualidade de vida. Vamos supor que no inverno de 2010 chegue a “2° ONDA DE H1N1” que será totalmente letal, nesse caso não vai importar se uma pessoa tem todas as condições para uma vida tranquila ou se ela não tem condição nenhuma, pois a epidemia é totalmente letal e matara as duas pessoas independente de sua classe social.
O CRACK pode ser considerado uma epidemia já que é tão perigoso quanto a ‘’gripe A’’e vem desgraçando e acabando com a vida de muita gente.
Epidemias dependendo de sua intensidade tem o poder de acabar com a vida de muita gente em um certo local independente da classe social, isso pode acabar baixando a expectativa de vida de um território.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

E qual seria o fundo social para todas estas epidemias elencadas por ti!?