terça-feira, 7 de julho de 2009

Expectativa de vida X epidemia

Hoje em dia a expectativa de vida das pessoas está aumentando graças ao avanço tecnológico e medicinal mundial. Doenças que antigamente levavam as pessoas a morte hoje em dia são facilmente tratadas e resolvidas, mas ainda há grande número de doenças que ainda não tem cura ou que ainda levam grande número de humanos ao óbito.
A população mundial vem ganhando grande número de idosos devido a expetativa de vida elevada da população, que consegue viver com qualidade e por mais tempo devido as oportunidades proporcionadas pelos avanços mudiais. Nos tempos de hoje é comum se encontrar pessoas com idades próximas a 80 anos, uma raridade nos tempos passados.
Muitas veses as pessoas que não atingem a expectativa podem ter tido suas vidas interrompidas por acidentes ou tragédias, mas uma razão que tira a vida de muitas pessoas são as epidemias. Tais como a AINDS, gripe suína, entre outras que já afetaram ou afetam o mundo.
A aids, epidemia do século XX tirou a vida de inúmeras pessoas que se contaminaram devido ao contato sexual ou sanguíneo propriamente dito. Essa doença já teve alto índice de mortalidade mas hoje em dia há grande prevenção e grande número de tratamentos pra essa doença.
A gripe suína ou influenza A vem tomando o mundo e já se tornou uma pandemia, porém com tratamento eficiente e baixo indície de mortalidade.
Atualmente pode-se dizer que a medicina está preparada para curar doenças que possam se tornar epidemias ou até pandemias, pois há grandes centros de pesquisas que estudam essas doenças. Graças a eles que estamos conseguindo viver mais.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Vanin,

Primeiramente vamos às idéias:

1) Não deixaste claro o teu ponto de vista quanto ao assunto que temos estudado!
2) Se há grandes centros que estudam as moléstias passiveis de se tornarem pandemias, o que houve de errado com a A H1N1!?
3) Isso nos leva ao último ponto solicitado: fazer a relação entre “expectativa de vida”-“pandemias”-“A H1N1”.

Em segundo lugar, vamos à grafia e à concordância:

Releia teu texto e procure perceber que a crase deve ser usada em mais de uma das situações. Ah! Preste atenção à grafia, também. Há pequenas correções a serem feitas!

Abraço do prof.,

Donarte.