quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As Revoluções Industriais

Revolução é a mudança brusca ou notável em algum aspecto. Logo, podemos dizer que as quatro Revoluções Industriais que tivemos até hoje foram quatro mudanças notáveis e de fundamental importância para o avanço da tecnologia, e assim, melhorando a produção industrial.
A Primeira Revolução Industrial se dá pela descoberta da máquina a vapor, do carvão... A estrutura social se modifica e o trabalho começa a ser assalariado, a produção em série toma conta das indústrias, os camponeses se instalam nas grandes metrópoles, urbanizando-as. Mas o que todos estes fatores têm em comum com a descoberta do petróleo na Segunda Revolução Industrial, com a ascensão da tecno-ciência na Terceira Revolução Industrial ou com a chuva de informações que marca a Quarta Revolução Industrial? Tudo.
Desde o Paleolítico o homem inventa artigos para facilitar seu esforço (trabalho, mão-de-obra). Cada vez mais ele descobre meios de se sedentarizar, mas não percebe isso. O ideal para a espécie humana, seria ganhar dinheiro fazendo nada.
Todas as "descobertas" que levaram a cada Revolução Industrial, exigiu alguma habilidade do homem. Mas se o próprio homem trabalha hoje para aprimorar a tecnologia, para que não precise se levantar da cadeira amanhã. Um dia não existirão mais descobertas, e o homem se sedentarizará de vez. Será bom isso? Todo o esforço feito até hoje se concluirá pela sedentarização da humanidade?

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Cara Kimberley,

Pergunto, com relação ao teu primeiro parágrafo: “as mudanças ('avanços') que foram fundamentais para a tecnologia”?, ou, pelo contrário, “as tecnologias é que foram importantes para as mudanças”? Parece-me que há uma diferença, ou estou enganado!?

O carvão já havia sido “descoberto” antes mesmo da Revolução Industrial. Era usado, inclusive, para aquecer. Porém, a alimentação de grandes fornos e caldeiras, para que uma máquina seja posta em movimento – o que caracteriza uma “máquina a vapor”, grosso modo – só surgiu na Inglaterra do século XVII... Então, cuidado com frases do tipo: “A Primeira Revolução Industrial se dá pela descoberta da máquina a vapor, do carvão...”.

Um aspecto que eu achei maravilhoso em teu texto, e, a respeito do qual, volta e meia eu penso, é o seguinte: a tecnologia cresce cada vez mais. Isso é fato. No entanto, raramente nos deparamos com pessoas que trabalham diretamente na geração deste tipo de inovação, certo!? Então, somos levados a pensar que chegará um momento em que não mais haverá pessoas aptas, capacitadas a inventarem novas tecnologias. Porém, isso não é verdade. O que explica o fato de raramente nos encontrarmos com pessoas diretamente envolvidas nas invenções tecnológicas é a Divisão Internacional do Trabalho. “Divisão Internacional do Trabalho” é terminologia normalmente usada para designar o fato de que os Países do Norte (“ricos”, se se quiser) são os que produzem, de fato, a tecnologia de ponta, enquanto os Países do Sul (pobres, se se quiser), são os que produzem a alimentação para o mundo. Tudo isso é muito mais complexo do que parece, mas, pergunto: o que achas disso!?

Abraço,

Prof. Donarte.