quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Documentário: "A História das Coisas"

Hoje, dia 17 de setembro de 2009, acordei cedo para ir ao colégio. Fui solicitado pela “Dona Silvana” - minha mãe - à abrir aquela embalagem que protege a minha então nova escova de dentes( que por sinal foi cara e é uma porcaria!), mesmo que a minha antiga escova, na minha opinião, ainda estava muito boa. Comi umas frutas, me arrumei bonitinho e fui para o colégio. Fui de carro. Na aula, observei com certa atenção o que os professores explicavam, porém, ao decorrer já do segundo período, não resisti e comi meu saboroso lanche envolto em dois plásticos e com uma “caixinha de suquinho” de brinde. Uma manhã comum. Rotineira.
Quantas outras pessoas não fazem isso, não é mesmo?! Pois é... mesmo sendo tão inocentes em nossos atos, e largar até mesmo o nosso lixo na lixeira, podemos, sim, nos sentir culpados. Afinal, não ajudamos a poluir e acabar com o meio ambiente?
Como me sinto consumista! Aquela maldita escova de dentes foi comprada devido a uma propaganda na televisão... me fez botar fora a escova que eu usava e que ainda estava nova! Sou um consumista de olhos fechados, que caiu, mais uma vez, na ideia dos comerciais de falar que o que tenho não é bom ou suficiente, e que o que ELES nos proporcionam, ou seja, vendem, é melhor. Poluí o meu próprio ar com os gases derivados do carbono vindos do carro! Até na hora de me alimentar me sinto desconfortável. Desperdicei um saco plástico ao usar dois ao embalar meu sanduíche! Pior, aquelas caixinhas de suco nem mesmo podem ser recicladas devido suas camadas de metal, papel e plástico, que não permitem a separação e divisão da matéria!
Que forma mais triste de “contribuir” com o planeta que nos dá a oportunidade de viver! O destruímos para conseguir matéria-prima para produzir coisas das mais diversas possíveis, que estão sempre em processo de atualização e que serão compradas - ou não - pelo homem, usadas – ou não - e então descartadas. Bem como fala o documentário “A História das Coisas”, esse processo é um processo linear, não há algo que o torne equilibrado. O grande problema é que nosso mundo não pode e não irá suportar tamanho “crescimento” e evolução tecnológica vindos já da Revolução Industrial Clássica. Já perdemos florestas, poluímos e acabamos com rios. Nos envenenamos e até morremos de câncer devido a poluição.
Autodestruidores, assim somos nós. Tudo devido ao consumismo gerado pelo capitalismo. Mas, afinal, por que não passar a consumir o que é realmente necessário? Muda tudo, não é mesmo? Quanta economia, quanto ajudaríamos a nós mesmos! Até a poluição diminuiria! No momento em que se para de consumir o que não é preciso, tendo até mesmo mais facilidades quanto a reciclagem, aquele processo linear também muda, passando então a ser um processo renovável e constante! Isso nos daria um pouco mais de tempo para pensar em algum mecanismo que ajudasse ainda mais na reciclagem e um pouco mais de tempo também para deixar a natureza, aos poucos, se regenerar.
E quanto aquela escova de dentes... bem, acho que se torna um dever meu utilizá-la. Creio que isso não será um problema tão grande, pois, pelo que acabei de ver na televisão, o que realmente não me agradou ao escovar meus dentes, foi na verdade a pasta, devido sua textura. Tem uma nova, diz o comercial que é bem melhor que aquela...

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Rafael,

Como fica claro em teu interessante texto, é muito difícil escaparmos do “sistema” já desde sempre bolado para nos envolver... E, se o sistema é, desde sempre, bolado para nos pegar, haveria algo por trás do vídeo A História das Coisas!? Em outras palavras, o vídeo poderia estar escondendo (ou servindo a) algum interesse!? Se sim, qual seria!?

Pensemos sobre...

Abração do prof.,

Donarte.