domingo, 20 de setembro de 2009

Prova! Questões 2 e 4

- Questão 2 (recuperação): No passado o mundo parecia bem maior, pois tudo era mais demorado e algumas coisas demoravam até horas e as vezes dias, como por exemplo ligar para outro país, isso poderia demorar um dia inteiro fazendo a ligação pela manhã, se receberia retorno apenas à noite, isso quando recebiam, pois tinha vezes que nem isso ocorria. Também tem a questão de viajar, isso era algo parecido com as ligações, pois poderia demorar algumas horas e depende o lugar que fosse, dias. Por todos esses motivos e outros o mundo parecia muito maior, era tudo muito lento, muito longe, devagar, diferente de hoje em dia, onde a qualquer hora ou qualquer lugar pode-se fazer uma ligação, uma viajem, enfim, se comunicar com alguém. Outro fator muito importante de mudança, algo que evoluiu muito, é a internet, hoje o ser humano já consegue descobrir curas de doenças pela internet, como também fazer perquisas, independente do assunto, se acha na internet, ela serve também para nos comunicarmos, com amigo, com parentes queridos que estão ou não em outra cidade ou país. Quem algum dia já imaginou que milhões de informações caberia dentro de um CD, uma coisa tão pequena e fina como aquela, como pode guardar tantas coisas. O avanço tecnológico é algo surpreendente, que a cada ano vai aumentando mais, cada vez será maior, e com isso vai paracer que o mundo estará cada vez menor, pois tudo ficará mais fácil. Tudo nos indica que cada vez vai aumentar mais os avanços, então podemos concluir que, daqui anos vamos olhar para trás e vamos ver que o que temos hoje não sera nada perto do que teremos daqui a alguns anos. Hoje em dia para as pessoas mais velhas deve ser mais estranho ainda, todas essas mudanças, nós jovens só escutamos esses avanços, claro que presenciamos alguns, mas não como nossos avós, por exemplo. Para mim o maior deles realmente foi a internet, aonde toda a comunicação mudou, ficou mais ágil, desde 1991 onde a internet surgiu, onde essa mudança foi crescendo, e continuara sempre em avanço.

- Questão 4: O primeiro poema mostra como operários trabalhavam, como era 'escravizados', onde ninguém além deles colocava o coração no trabalho, como fala o próprio poema. Mostra que quando faltar trabalho irá ser preciso coragem, mais luta, assim terá mais dificuldades. O segundo poema nos mostra como estão cansados, qua a qualquer dia, a qualquer hora eles têm que trabalhar, onde até em plenos feriados são explorados.
Podemos relacionar o quadro abaixo dos poemas como a tela de operários do ano de 1933 de Tarsila do Amaral com os poemas, onde operários relatam, tentam nos mostrar como estão cansados, como são explorados pelo trabalho e são inumeros deles. Também podemos citar o caso dos escravos, como no quadro, nos perguntamos porque tantos brancos e um e outro negro, onde tinhamos a quastão do racismo, da exploração!
Os poemas e as imagens na realidade tentam nos mostrar como os operários estavam, como se sentiam, sendo explorados, mas não podiam fazer nada, pois, se não trabalhassem mais, não haveria esperança, eles teriam que ter mais coragem. O que eles mais queriam era um trabalho digno, onde não seriam explorados, teriam boas condições e recebessem pelo trabalho. É isso que os poemas e as imagens nos mostram, a exploração de gente boa, onde nada podiam fazer se não aceitar tudo aquilo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem! É isso que queremos: autoria...