terça-feira, 22 de setembro de 2009

A História das coisas

O consumismo move todo o processo das coisas, para ocorrer a extração de minério e corte das árvores, depois para as fábricas em que se usam produtos tóxicos em que operários são expostos, depois ir para as prateleiras e por último mandando toneladas de lixo, tem que haver o consumo de todas essas coisas.
O governo investe milhões nas empresas para que ocorra o consumo, em vez de dar mais atenção para outros problemas, como a destruição das matas, em que as próprias empresas que o governo ajuda desmatar, tudo para alimentar o consumo da população. Nos últimos anos a população mundial consome muito mais do que trinta anos atrás, porque o número de propagandas vista por uma pessoa atualmente em um ano, é maior que o número de propagandas vistas em toda a vida de uma pessoa aos mesmos trinta anos atrás. Elas são transmitidas através de painéis, revistas, e principalmente televisão, essas propagandas aparecem dizendo que você deve fazer compras para se sentir bem e que você está fora de moda.
Os produtos fabricados atualmente são muito mais frágeis que os fabricados antigamente, ou são exatamente feitos para esse princípio, ter pouco tempo de utilização e ser tocado rapidamente no lixo. Comprando um computador, depois de dez anos de uso ele torna-se uma velharia, não impossível atualizá-lo porque depois de alguns anos uma simples peça é trocada, impedindo o funcionamento da máquina, e não existe outra saída além de pô-lo no lixo, isso é o que acontece com quase tudo que é comprado e se consome, levando ao lixão. Todo o lixo produzido por uma população é levado e colocado em um aterro, poluindo o solo, se esse lixo não é incinerado e liberando o dióxido de carbono, a mais agressiva toxina conhecida, que pode ser espalhado pelo ar e ser carregado para outros locais, mulheres grávidas muitas vezes respiram esse ar, contaminando o leite e passando para seus bebês.
Esse é chamado um sistema linear, é um processo em crise, reciclando o material jogado fora lá no começo, no consumo, descarta-se o primeiro e o último processo, o desmatamento e a extração de minério. A queima do lixo com a produção de dióxido de carbono diminui drasticamente, mas não é só isso que pode melhorar o mundo, cada um deve fazer sua parte.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

E qual seria a solução, caro Marcelo, a reciclagem ou uma mudança radical na mentalidade das sociedades humanas!?
Ou, quem sabe, tu tens algo a propor!?