segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prova


QUESTÃO 4:

Os poemas e a imagem mostram os trabalhadores, que começaram a ser explorados pelas fabricas na 1° Revolução Industrial, ganhavam baixos salários para o beneficio de uma minoria dona das fabricas.
Na imagem de Tarsila do Amaral, temos uma pirâmide mostrando a relação entre operários ,na base estão os operários, aqueles que recebem a menor parte do lucro na produção e que estão em maior quantidade . Em quanto no topo estão os empresários, em quantidade bem menor com salários muito maiores. Isso mostra uma desigualdade na distribuição de renda, visto que o trabalho de um operário é tão importante quanto o do empresário, já que sem eles a produção não acontece.
Nos poemas de Maykovsky também mostram uma crítica a exploração dos operários, que trabalham duro nas fábricas, muitas horas por dia, saindo do trabalho cansados todos os dias para receberem um salário baixíssimo no fim do mês, mesmo tendo funções essenciais na fábrica.
Os empresários poderiam se preocupar menos com seu lucro pessoal, e mais em ser justos com o operários que ajudam a mover a empresa.
QUESTÃO 2:

A ambição do homem em descobrir novas tecnologias foi tornando o tempo com que as informações chegam em seu destino cada vez menor. O avanço na tecnologia sempre esteve presente em nossa história, deixando a vida cada vez mais confortável.
As carruagens e barcos a vela, principal transporte de 1500 à 1840, alcançavam 16km/h , nos dias de hoje os e-mails circulam na Internet a velocidade da luz . A tecnologia continua avançando ,e cada vez mais rápido , a prova disso é que há cinco anos atrás os celulares tinham o dobro do tamanho dos atuais e menos funções. Os computadores também são um bom exemplo disso, pois no começo o usa era bem restrito e hoje tem destaque em nossa sociedade com diversas funções.
Nos estamos em plena 4° Revolução Industrial com a tecnologia crescendo cada vez mais, tornando as distancias cada vez menores e a informação cada vez mais acessível.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimada Vanessa,

Relativamente a tela da Tarsila do Amaral, pergunto: será mesmo que alí, em algum lugar, estão representados empresários!?

Relativamente aos poemas de Mayakovsky, pergunto: onde está a crítica ali!? Em que verso!?

Acerca da questão 2, pergunto: esse “encolhimento” do mundo gera alguma consequência socioeconômica!? Sim ou não!? Por quê!?

Continuemos a pensar...

Abraço do prof.,

Donarte.