quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PROVA

Questão 1:

A partir do século XVIII, o capitalismo começou a ter um lugar marcado no mundo todo. Dando início assim a Primeira Revolução Industrial. Esse processo se iniciou com as antigas oficinas dando lugar as grandes fábricas, e as ferramentas ás máquinas.
No processo que se dá o nome de Segunda Revolução Industrial, as simples forças de energia, como vento e força muscular, passaram a dividir espaço com o carvão, a eletricidade e o petróleo.
Em meados do século XIX dá-se a terceira fase da Revolução Industrial, já com idéias mais tecnológicas, surge o motor á gasolina, o rádio, o cinema, o avião e etc.
Com o surgimento das fábricas e das máquinas, e a exploração do trabalho aumentou, e muitas mulheres e crianças passaram a ser ‘castigadas’ caso não fizessem o trabalho direito. O tempo de trabalho também era muito grande, prejudicando a vida dos operários.A Revolução Industrial foi uma fase muito importante para todos, pois a produção em série facilitou muita coisa, mas também foi uma fase muito sofrida para quem vivenciou aquela época.


Questão 2:

No mundo que vivíamos antigamente, tudo era mais difícil, hoje em dia tudo é mais prático, assim, passamos a usar a expressão ‘mundo pequeno’.
Antigamente, para ligarmos para o outro lado do mundo levaríamos umas dez horas, hoje os telefonemas, emails, funcionam com a velocidade da luz. A tecnologia também é outra que está vindo com tudo, como vimos, na Terceira Revolução Industrial, o rádio, o cinema, tudo foi criado, e com as inovações, recriado. Hoje em dia é impossível ver um adolescente que não tenha ‘orkut’ ou ‘MSN’, que são umas das formas de comunicação mais modernas dos últimos tempos, podendo até ver pessoas, amigos, familiares, que não estão ao teu lado. O telefone é outra coisa que evoluiu muito, em menos de um minuto é possível se comunicar com quem quiser, seja com o uso de ‘DDD/DDI’ ou não.
Para os estudantes, todas essas inovações tecnológicas ajudam muito sim, com os estudos principalmente (deveria). Mas também não vou dizer que não atrapalha, pois é difícil resistir a tentação de se comunicar com todos os teus amigos, ás vezes até gente que tu nem chegou a conhecer pessoalmente ainda, e ir estudar.
Outra criação importante foram os meios de transporte, antigamente para podermos ir até Portugal, por exemplo, o transporte era feito de barco, uma viagem longa e cansativa. Mas no século XIX, com a invenção do avião, essa viagem pode ser feita em algumas horas.
Cada vez mais são feitas descobertas inovadoras, deixando sempre o mundo mais prático e menor.