quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prova Trimestral - Questão 2

Quando a revolução industrial aconteceu, trouxe consigo um caminho longo de mudanças que trilhamos até os dias mais atuais. As imagens mostram claramente alguns aspectos desta revolução, levando em conta a relação: tempo e espaço.
Porém existem outras relações, outros conceitos que podemos destacar. Começarei falando sobre a comunicação: pelos estudos feitos até hoje, pela história e por vários motivos sabemos que a comunicação em tempos mais remotos era extremamente difícil, até o surgimento de algumas ferramentas que estão disponíveis em quase todas as prateleiras de qualquer supermercado: o telefone e outra que não é visível e nem palpável, mas é pago e muito real: a internet, que foi criada em 1991, ou seja, algo muito recente em termos históricos.
O termo comunicação é algo abrangente e subjetivo, por isso para explicar melhor o que estou falando dividirei este assunto em dois tipos. A primeira a comunicação escrita e a segunda a comunicação auditiva.
Vou falar primeiro sobre a comunicação escrita porque ela é mais antiga do que a auditiva, como explicarei em seguida. Esse “grupo” tinha como "símbolo" as cartas, porém como tudo nessa vida ela tinha defeitos. Um exemplo bem claro é quando havia descobertas científicas, para haver divulgação existia um processo muito lento e é por isso que hoje com a velocidade da internet as coisas ficam mais acessíveis, mais rápidas. Podemos afirmar que se descobriu muito mais coisas nos últimos dois anos do que nos últimos duzentos, também devido a esta velocidade de propagação de descobertas.
Já o segundo tópico, a comunicação auditiva, tem como principal fonte de inspiração o telefone, criado em 1875 por Graham Bell. Até poucos anos atrás se quiséssemos fazer uma ligação para a índia, ou o Japão ou qualquer outro país, tínhamos que discar um número que nos fazia contatar uma central, onde havia varias telefonistas, e esta telefonista pediria o número a ser contatado e ela mesma fazia a ligação. Para ver como era ruim o sistema da época: se ligássemos em torno de nove horas da manhã de domingo (porque era mais barato) em torno de nove da noite tocava o telefone para que fosse efetuada a ligação pedida, com pouquíssima qualidade. Esse método era ruim porque a ligação era feita através de cabos que atravessavam os oceanos, cruzavam cidades, estados e países até chegar em território tão distante como o Japão por exemplo. Mas hoje em dia não é assim, a facilidade de usar códigos de outros países associados à fios de fibra ótica em altíssima velocidade, ajudou muito na qualidade das ligações. Hoje a ligação é completada na hora e sem ruídos quando se está falando.
Isso tudo só mostrou que o homem foi criando mecanismos e ferramentas que o ajudassem a simplismente não precisar mais se preocupar com a distância ou com o tempo. Tudo é imediato, um e-mail percorre a rede da internet à velocidade da luz, ou mais detalhadamente a incríveis 1 079 252 848,8 Km/h, e é exatamente isso que mostram as figuras: a evolução de nossa sociedade. Então por isso podemos dizer que o mundo nunca foi tão pequeno por atravessar fronteiras em milésimos de segundo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Estimado Guilherme,

Preste atenção ao que escreves... Será mesmo a “comunicação auditiva” (seja lá o que quiseste dizer com isso) mais recente do que a escrita!?

E quais as outras grandes transformações socioeconômicas ocasionadas pelo “encolhimento” do mundo!? Entre as empresas... Entre os países...

Pensemos sobre...

Abração do prof.,

Donarte.