quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Relações entre as revoluções industriais

Uma coisa que pode ser percebida quando olhamos para o processo que leva a uma revolução industrial, é que todas são apenas consolidadas quando uma mudança ocorre na sua, digamos, “fonte de energia”. Todas essas revoluções deixam marcas na nossa sociedade, no jeito que nós nos comportamos, porque necessitamos constantemente comprar, porque nossas possibilidades aumentam e nosso tempo diminui e porque nossa vida para quando falta luz em nossas casas.
Até quando podemos usar o termo “revolução industrial”, se grandes mudanças ocorrem em todos os níveis da sociedade, não é apenas uma mudança na forma que você vai interagir com algum produto ou alguém mais também a forma com que você vai perceber e olhar para esta ação. E estes dois conceitos de Revolução Industrial e Revolução Contextual estão cada vez mais claros e próximos, temos como exemplo a Quarta revolução industrial, cujo “combustível” é a total globalização da informação, um meio termo entre os dois conceitos. Um fato interessante é que a revolução esta saindo de nossos aparelhos eletrônicos e entrando em nossos cérebros mudando nossa forma de pensar, muitos diriam que isso não pode ser caracterizado como revolução industrial, pois essas são caracterizadas por mudanças intensas na área tecnológica, como grandes invenções e novas fontes de energia, mas se a mudança fosse no individuo que utiliza a máquina? A Quarta revolução aponta isso claramente, a máquina não sofreu grandes mudanças, porém os ser humano que tem acesso a toda essa informação começa a entrar em um processo de mudança.
A única certeza sobre o futuro é que a evolução do humano e da tecnologia não vai parar, essa é a única capacidade que nós não conseguimos controlar, o inevitável impulso de mudar constantemente.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Nunca vai parar!? Não há um limite!?